Imprimir

Notícias / Brasil

Lula recebe cinco títulos de doutor honoris causa das melhores universidades do Rio

AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-torneiro mecânico que aprendeu a ler e escrever quando já era adolescente, recebeu nesta sexta-feira cinco títulos de doutor honoris causa das melhores universidades do Rio de Janeiro, em um dia que considerou "inesquecível".

"Tenham certeza de que o dia de hoje será inesquecível para mim", declarou Lula, de 66 anos, com a voz ainda rouca depois de sete meses de tratamento contra um câncer de laringe.

O ex-presidente lembrou que não teve oportunidade para estudar, mas que sempre acreditou "na educação e lutou sua vida toda por ela".

No começo da cerimônia, o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou o papel de Lula na educação. "Ao contrário dos dirigentes mais letrados, (Lula) foi quem fez mais pela educação neste país", disse.

Os investimentos em educação passaram de 17 bilhões de reais em 2003 para 65 bilhões em 2010, lembrou Lula, que comemorou a recente decisão da Suprema Corte de considerar constitucional a adoção de cotas raciais no ensino superior. "Isso fará com que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior", afirmou Lula.

"Eu, que tive apenas um diploma de torneiro mecânico, sei o quanto a educação pode mudar a vida de uma pessoa, de uma nação (...) Quero dedicar esses títulos a todos aqueles que se dedicam à educação", acrescentou.

Os títulos foram entregues em uma cerimônia realizada em um teatro do centro do Rio na presença da presidente Dilma Rousseff. Lula possui outros sete títulos de doutor honoris causa, entre eles o da Sorbonne, de Paris e da Universidade de Coimbra, de Portugal.
Imprimir