Imprimir

Notícias / Economia

Presidente do Irã promete redistribuir lucros do petróleo

France Presse

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou nesta segunda-feira que o país, o quarto maior produtor de petróleo do mundo, passará a vender bônus do petróleo a fim de redistribuir os lucros do setor aos iranianos.

Segundo a agência Fars, "os títulos petroleiros serão emitidos para os iranianos, de modo que os lucros da indústria petroleira estarão à disposição de todos os iranianos do mundo".

Em reunião com as autoridades do setor, Ahmadinejad falou que "os iranianos poderão comprar essas obrigações e obter os lucros". "Além disso, esse plano diminuirá nossa dependência (de outras companhias estrangeiras) para financiar os projetos petroleiros', destacou.

Para analistas políticos, a promessa não é nova e faz parte do discurso do presidente em busca da reeleição para mais um mandato de quatro anos. As eleições no país estão marcadas para o dia 12 de junho.

Na campanha de 2005, Ahmadinejad já havia prometido encher os bolsos dos iranianos com dinheiro da commodity. Após assumir, o presidente aplicou uma política econômica populista baseada na redistribuição dos lucros petroleiros.

Os economistas criticaram fortemente estas medidas, devido à enorme inflação que provocaram.

Para as próximas eleições, os três principais adversários de Ahmadinejad serão o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Musavi, o ex-presidente do Parlamento Mehdi Karubi e o ex-chefe dos Guardiões da Revolução Mohsen Rezaie.

Entre eles, somente o ex-presidente do Parlamento também prometeu estabelecer uma forma de participação dos cidadãos na indústria petroleira caso chegue ao poder.
Imprimir