Imprimir

Notícias / Brasil

Até quarta, TRE-PE espera atender 8 mil eleitores para regularizar situação

G1

O plantão do Tribunal Regional Eleitoral no Recife neste domingo (6) foi de muita fila. A estimativa do TRE é de que mil pessoas sejam atendidas por dia até o final do prazo para tirar ou transferir o títutlo de eleitor, na quarta-feira (9). Em todo o estado, espera-se que oito mil pessoas sejam atendidas, no mesmo período, nas centrais e cartórios eleitorais.

O atendimento acontece, geralmente, apenas durante a semana, mas como o prazo está terminando, o TRE fez plantão durante o sábado (5) e o domingo (6). "Para quem trabalha durante a semana e não tem tempo, sábado e domingo é bom", conta o servente João Ricardo dos Santos, que aproveitou o domingo para tirar a segunda via do título de eleitor.

O estudante Douglas Miranda é um dos que não reclamou do plantão. Ele admite que acabou deixando para última hora, mas justifica: "faltaram alguns documentos e eu tive que tirar um pouquinho mais tarde", diz o estudante.

Apesar das filas, os eleitores não reclamaram de demora. "Achei o atendimento rápido, muito rápido. Apesar da fila estar imensa, andou. Você pega a ficha e está andando muito rápido", conta a economista Sônia Maria Ribeiro, que aproveitou o domingo para levar o filho de dezesseis anos para tirar a primeira via do documento e transferir o local de votação dela.

Quem vai tirar o título pela primeira vez precisa levar um documento de identificação, mas não pode ser passaporte nem carteira de motorista. São aceitos carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho. Para quem vai mudar o local de votação é preciso levar, além do documento de identificação, um comprovante de residência.

A data (9 de maio) também é limite para os eleitores com necessidades especiais que desejem solicitar a mudança para uma seção especial. Quem precisar de atendimento deve comparecer ao cartório portando documento oficial de identidade com foto e comprovante de residência. Após o prazo, o eleitor só poderá contar com os serviços de emissão da segunda via do título e do certificado de quitação eleitoral.

Para checar qual central ou cartório está mais próximo de sua residência, o eleitor pode acessar o site do TRE-PE ou ligar para o número (81) 4009-9200. De segunda a quarta, as centrais do Recife, Caruaru e Petrolina funcionarão das 8h às 18h, enquanto os cartórios deverão funcionar em seu horário normal.

Quem tiver o título eleitoral cancelado pode ficar impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou neles tomar posse. Outra limitação é o impedimento de obter passaporte ou CPF e o recebimento de vencimentos ou remuneração de qualquer tipo, vindos de emprego público. Além disso, não será possível solicitar empréstimos nos estabelecimentos de crédito mantidos pelo Governo.
Imprimir