Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Rondonópolis imunizou quase seis mil pessoas no dia ‘D’ da Campanha

Da Assessoria/ Ascom Rondonopolis

No último sábado, dia 5 de maio, a cidade de Rondonópolis participou do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza. Um total de 5.516 pessoas foram imunizadas pela equipe da Prefeitura do Município. Djanira Amaral Logrado, coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, esclarece que foram aplicadas 1.186 doses em crianças entre 6 meses a 2 anos incompletos, 3.606 doses em idosos, 503 doses em gestantes e 221 doses em trabalhadores da área da saúde.

Apesar das unidades do Programa de Saúde da Família – PSF terem funcionado em regime de plantão, das 8 às 17 horas, o número de imunizados ainda é baixo, declara Djanira. Para o aposentado João Pires de Morais, de 73 anos, a vacina serve como uma forma de blindagem. “Não somos tão forte como antigamente. A idade vem chegando e a imunização protege muito a gente”, disse.

Até o dia 25 de maio, a campanha em Rondonópolis tem como meta vacinar 4.977 crianças, 16.077 idosos, 2.489 gestantes e 2.365 trabalhadores na área da saúde. O secretário Valdecir Feltrin pediu que as pessoas estimulem colegas e familiares para procurar as unidades de saúde espalhadas pelo município.

Presente na solenidade de abertura, o prefeito José Carlos do Pátio avalia que a vacina preserva a pessoa idosa. Segundo Pátio, a imunização evita que um resfriado ou uma gripe se transforme em bronquite ou em uma pneumonia.

ATENÇÃO

Até o dia 25 de maio devem ser vacinados contra a Influenza somente grupos determinados pelo Ministério da Saúde como: pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, gestante e profissionais da saúde. Os grupos de pacientes crônicos vão receber a dose somente depois do dia 25 de maio, quando está previsto o término da campanha.
Imprimir