Imprimir

Notícias / Política BR

Justiça acata denúncia contra ex-prefeito de Ibiúna (SP) por elo com sanguessugas

Folha Online

A Justiça Federal acatou a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Ibiúna (SP) Fábio Bello de Oliveira, eleito em 2004 pelo PTB, e outras duas pessoas por suposta participação na máfia das sanguessugas.

Deflagrada em 2006 pela Polícia Federal, a operação desarticulou um esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias.

Segundo a Procuradoria, os denunciados fraudaram a licitação, uma vez que o convênio assinado com o Ministério da Saúde previa um único procedimento para a compra de dois veículos e dois gabinetes médicos. Eles fizeram licitações separadas.

A reportagem não localizou o ex-prefeito para comentar a decisão da Justiça.

Máfia

A máfia dos sanguessugas foi desmontada pela Polícia Federal em 4 de maio de 2006.

Liderado pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da Planam, o grupo atuava tanto no Congresso --pagava propina por emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias e materiais hospitalares-- quanto na licitação nos municípios beneficiados com as verbas.

Segundo a denúncia, havia um "núcleo parlamentar" que viabilizava a aprovação das emendas, "possibilitando, assim, adquirirem de forma superfaturada ambulâncias da Planam e outras empresas de fachada".

Os supostos pagamentos da Planam aos parlamentares, diz a denúncia, eram feitos por meio de intermediários "de forma a dificultar a identificação da origem espúria da riqueza". No total, a quadrilha teria movimentado R$ 110 milhões.
Imprimir