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Notícias / Educação

Curso de Educação Física da Unemat discute alterações na matriz curricular

Da Assessoria/Unemat

Uma formação profissional plena e de caráter ampliado, que proporcione aos futuros graduados capacidades para aturem não apenas no ambiente escolar, mas também em outros ambientes de trabalho que requeiram a presença destes educadores. É esse o perfil profissional que buscam os professores do curso de Educação Física da Unemat, que estiveram reunidos no período de 02 a 04 de maio no Campus de Cáceres, para discutir e construir uma proposta para adequação da graduação às exigências de uma concepção de formação humana.

O processo de atualização de revisão das matrizes curriculares envolvem todos os cursos de graduação da Unemat e é uma realização da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg).

De acordo com a professora Leni Hack, coordenadora do curso, a nova proposta, vai além do que pede a legislação, o que possibilitará que a universidade esteja entre as instituições que são referências no estudo da cultura corporal, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) , dentre outras. Isso traz aos professores novas perspectivas na atuação da docência e aos alunos um novo olhar sobre o exercício da profissão.

A coordenadora destaca a importância desse momento, que para o coletivo de professores do curso está caracterizado não apenas como reformulação, mas uma “reconceptualização” do curso de graduação em Educação Física da Unemat. “Queremos oferecer uma formação que proporcione aos novos profissionais habilidades para enfrentarem os desafios presentes nos diferentes campos de trabalho, quer seja no sistema educacional ou em outros espaços de atuação como o sistema esportivo, de lazer e de saúde”.

Para auxiliar nessa tarefa, o curso trouxe como consultora técnica, a professora titular da Faculdade de Educação da UFBA, Celi Nelza Zülke Taffarel, que já possui no currículo contribuições em mais de 20 livros e é uma das principais referências na área da Educação Física, no Brasil e no exterior. Com mais de 30 anos dedicados à docência, Celi Taffarel vem contribuindo com universidades brasileiras em trabalhos de assessoria e consultoria técnica.

Para Celi Taffarel, o momento é de grande importância para a universidade que passa por um novo ordenamento legal. Para a pesquisadora os currículos devem possibilitar aos graduandos uma formação humana, que traga aos novos profissionais os princípios do cuidar de si, do próximo e do ambiente em que vive: “devemos destacar que o curso de Educação Física da Unemat foi implantado em 2006 e, portanto, precisa ser avaliado em decorrência das necessidades humanas e sociais colocadas nesse momento histórico e que estão relacionadas à preservação da natureza , a vida digna para todos, o autocuidado que temos que ter com cada um e com o coletivo, ou seja o cuidar de si, do próximo e do ambiente em que vive”, falou a pesquisadora enfatizando a responsabilidade social do futuro profissional em contribuir para a resolução das problemáticas locais , regionais e nacional.

O resultado do trabalho será apresentado para análise e deliberação do colegiado do curso de Educação Física e posteriormente para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Unemat.

Agronomia

Além do curso de Educação Física, o grupo de professores dos cursos de Agronomia da Unemat estiveram reunidos para discutir as propostas de atualização e revisão de suas matrizes curriculares. A atividade foi encabeçada pelo Instituto de Ciências Agrárias da Unemat que congrega os cursos de Agronomia desenvolvidos nos campi de Cáceres, Tangará da Serra e Nova Xavantina. O instituto tem na direção a professora Zulema Netto Figueiredo.
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