Imprimir

Notícias / Educação

Universidade de Mato Grosso firma convênio científico com universidade do México

Da Assessoria/Unemat

A Unemat e a Universidade Autônoma de Nuevo León (México) firmaram acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural, visando fortalecer as atividades de pesquisa, ensino de pós-graduação e desenvolver programas com vistas a difusão do conhecimento e fortalecimento da pós-graduação.

O documento foi assinado, na última semana, por representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso em reunião realizada na sede da Universidade Autônoma, na cidade de Monterrey (México).

Inicialmente, o convênio destina-se a programas na área de Humanas e atenderá especificamente ao mestrado em Estudos Literários, mas também poderá possibilitar parcerias nas áreas de Educação, Linguística, Filosofia e Sociologia.

O acordo prevê o intercâmbio de pesquisadores, desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas de interesse comum, publicação dos resultados das pesquisas, além de oferecer cursos, conferências, seminários, simpósios em parceria.

“Com o acordo solidificaremos mais nossa Instituição, com amplas possibilidades de pesquisa envolvendo o corpo docente e discente do mestrado em Estudos Literários”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pó-graduação da Unemat, Antonio Francisco Malheiros.

Segundo o pró-reitor, a Universidade de Nuevo León mostrou interesse em ampliar o acordo para as áreas de agrárias e biológicas. A Unemat também mantém programas de mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Biodiversidade e Agroecossistemas, Ciências Ambientais, Ecologia e conservação, Genética e Melhoramento de Plantas.

O convênio tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado.

Participaram da reunião na Universidade Autônoma de Nuevo León, além do pró-reitor Antonio Malheiros, a professora da Unemat, Madalena Machado, no ato representando a coordenadora do mestrado em Estudos Literários, Walnice Vilalva, a professora Tieko Yamaguchi, e os representantes da universidade mexicana, secretário de investigação, inovação e pós-graduação, Mário César Salinas, a diretora do programa, Maria Luiza Martinez, e a docente Julieta Haidar.
Imprimir