Imprimir

Notícias / Copa 2014

Liberação de bebida nos estádios é um retrocesso, dispara Jaime Campos

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Jaime Campos (DEM-MT) classifica como um "enorme retrocesso" a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, a exceção dada à Fifa para comercializar bebida representa considerável risco à integrigade, saúde e segurança dos torcedores.

Contrário à liberação deste item na Lei Geral da Copa, ele afirma ainda que eventos esportivos sempre são envoltos em grande carga emocional e agressividade por parte do público presente.

"A manutenção do texto aprovado pela Câmara consiste, a nosso ver, num enorme retrocesso e na desnecessária imposição de um considerável risco à integridade", salientou o senador.

Jaime lembra que a Uefa (União Européia de Futebol) acertou ao abolir terminantemente a venda de bebidas nos estádios. O senador destaca a preocupação manifestada pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais com a possibilidade de flexibilização da proibição.

Líder do bloco da Minoria, Campos argumenta que o Estatuto do Torcedor, estabelecido pela Lei 12.299/2010, resultou em sensível redução nas ocorrências policiais e médicas.

"Dados estatísticos oriundos do poder judiciário e secretarias de segurança públicas servem à constatação de que as ocorrências policiais foram reduzidas em 75% após a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios", ressaltou.



Atualizada às 10h30
Imprimir