Imprimir

Notícias / Agronegócios

Goellner vai debater a Agricultura Irrigada e o Desenvolvimento Sustentável

Da Redação/Com Assessoria

O senador Gilberto Goellner (DEM/MT) vai participar, nesta terça e quarta-feira (19 e 20), do Seminário Nacional – “Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável”, que implementará o Fórum Permanente de Desenvolvimento da Agricultura Irrigada. O senador vai participar da solenidade de abertura do evento e do Painel 2 – “Sustentabilidade Ambiental da Agricultura Irrigada”, que será realizado no dia 20, às 13h30. O evento vai acontecer no Auditório Nereu Ramos, no Anexo II, da Câmara dos Deputados.

Para o senador, a prática da irrigação tem sido fundamental para garantir o abastecimento de produtos agrícolas. Segundo ele, a futura demanda por produção de alimentos terá a agricultura irrigada como aliada para suprir qualquer carência.

Goellner destacou ainda que essa técnica traz muitos benefícios à agricultura, como melhoria financeira para os empreendimentos agrícolas e, como consequência, para o padrão de vida das comunidades rurais, com possibilidade de expansão de fronteiras agrícolas e de mercado de trabalho.

Serviço:

O evento contará com a participação de diversos especialistas de todo o País e será realizado no Auditório Nereu Ramos, no Anexo II, da Câmara dos Deputados, nos dias 19 e 20 de maio.

Para o primeiro dia, está programada a abertura da Exposição “Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável”, marcada para as 18h.

No dia 20, durante todo o dia, serão realizados debates relacionados com os temas dos painéis, entre eles: “Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Regional no Brasil” – com apresentação do panorama da agricultura irrigada no Brasil, seus impactos socioeconômicos e seu potencial (produção de alimentos e de bioenergéticos; “Sustentabilidade Ambiental da Agricultura Irrigada” – com discussões sobre a agricultura irrigada e o uso da água, a política de regulamentação e de gestão do uso da água, a agricultura irrigada e o meio ambiente; e “Desafios da Agricultura Irrigada” – com informações sobre as oportunidades de irrigação frente à crise mundial, a lei de irrigação e o fortalecimento institucional.

O evento é uma iniciativa dos ministérios da Integração Nacional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A agricultura irrigada

Essa tecnologia tem sido apresentada como uma alternativa para quebrar o ciclo vicioso da pobreza e da exclusão social, principalmente nas regiões onde, devido ao clima, a agricultura tradicional se torna inviável.

De acordo com relatório especializado da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO-2002), os cenários da irrigação são otimistas e a utilização da agricultura irrigada será responsável, no período 1995-2030, por 40% da expansão da área agrícola, e por 50% a 60% do crescimento da produção de alimentos. Além disso, estima-se que no ano de 2030 a metade de todos os alimentos produzidos e dois terços de todos os cereais colhidos sejam oriundos de agricultura irrigada.

Ainda com dados da FAO, avalia-se que, no Brasil, a extensão de terra onde seria conveniente o uso da agricultura irrigada está em torno de 30 milhões de hectares, dos quais, em 4 milhões de hectares já se produz com técnicas e sistemas de irrigação. Isso significa que vários milhões de hectares são passíveis de produzir com essa tecnologia.
Imprimir