Imprimir

Notícias / Educação

Universidade russa abre vagas para brasileiros no curso de medicina

G1

A Universidade Estatal Médica de Kursk (KMSU), na Rússia, abriu 30 vagas para estudantes brasileiros. As aulas são ministradas em inglês. A seleção será feita até o dia 10 de junho e a viagem está programada para a primeira semana de setembro.

A seleção, que inclui entrevista, análise do histórico escolar e exames de saúde, será feita no Brasil pela Aliança Russa de Ensino Superior, representante das universidades estatais russas no país. As entrevistas já começaram.

O valor cobrado por aluno é simbólico por conta de uma política, de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo russo. Em média, cada estudante desembolsa aproximadamente R$ 7 mil por ano em despesas entre curso e moradia, valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros.

Durante os nove primeiros meses de curso, os selecionados farão a Faculdade Preparatória (FP) em inglês, para aprofundar o conhecimento sobre o idioma e aprender termos técnicos. A FP pode ser feita tanto como no Brasil, como a Rúsisia, a critério do estudante.

Localizada na parte europeia do país, a cidade de Kursk é um grande polo industrial, cultural e científico a 500 quilômetros da capital Moscou. A KMSU é uma tradicional universidade russa, pioneira em oferecer programas médicos de graduação em inglês.

Ao voltar para o Brasil, o estudante tem de submeter o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade pública brasileira e prestar prova de revalidação. De acordo com a Aliança Russa, os diplomas das universidades russas passaram a ser reconhecidos em toda a União Europeia.

Mais informações podem ser obtidas nos sites www.medicinarussia.com.br e www.aliancarussa.com.br e pelo telefone (11) 3854-2515.
Imprimir