Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Influenza A: OMS eleva de 8.829 a 9.830 total de casos

AE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje 9.830 casos de influenza A (H1N1), a gripe suína, em 40 países diferentes, que provocaram 79 mortes. Ontem, o boletim da OMS apontava que o número de casos confirmados era de 8.829, com 74 mortes. Segundo a entidade, o vírus segue concentrado nas Américas, com 5.123 registros nos Estados Unidos, incluindo cinco mortes, e 3.648 ocorrências no México, com 92 mortes. Autoridades japonesas fecharam hoje mais de 4 mil escolas. O país registrou 178 infecções pelo vírus. Segundo autoridades, há o risco de a doença se espalhar em breve por Tóquio, a densamente povoada capital do país.

O Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Doenças afirmou hoje que apenas dois casos novos surgiram, em comparação com o dia de ontem, elevando o total no continente para 265. Ontem, a Grécia divulgou o primeiro caso no país, de uma pessoa que voltava de viagem a Nova York. A OMS mantém o alerta de pandemia (epidemia generalizada) para a influenza A (H1N1) em 5, em uma escala de 1 para 6.


O número mais elevado, chamado pela OMS de fase pandêmica, é caracterizado por surtos em pelo menos um país de fora da região de origem da doença, no caso as Américas. A elevação do alerta indicaria que uma pandemia está em andamento, segundo a entidade. A OMS recomenda que as pessoas doentes adiem viagens internacionais. Os que apresentarem sintomas após viagens internacionais devem buscar tratamento médico. As informações são da Dow Jones.
Imprimir