Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Toyota lança no mercado japonês o ‘kei car’ Pixis Epoch

Auto Esporte

Negócio rentável no Japão, os quadrados e compactos “kei cars” desde o ano passado voltaram a receber investimentos importantes das montadoras japonesas. O mais novo lançamento da categoria a receber linhas modernosas é o Toyota Pixis Epoch, que é, na verdade, produzido pela divisão Daihatsu.

Os “kei cars” fazem sucesso no Japão porque pagam menos taxas e atendem a um público bastante específico: idosos e jovens que acabaram de tirar a habilitação. É considerado “kei car” um veículo com motor de até 660 cilindradas, 3,4 m de comprimento e 1,48 m de largura, segundo a resolução na lei japonesa atualizada em 1998, que aumentou as medidas aceitas e acrescentou 110 cc ao limite de motorização.

Assim, o Toyota Pixis Epoch vem equipado com motor de 660 cc e acoplado a uma transmissão automática continuamente variável (CVT). Há opção de tração dianteira ou nas quatro rodas. Em ambas as configurações, o Pixis Epoch possui um sistema stop-start que ajuda a reduzir emissões que, neste modelo, estão abaixo dos rigorosos padrões estabelecidos pelo governo do Japão.

O carro mede apenas 3,39 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,5 m de altura, mas oferece um interior relativamente espaçoso, além de um estreito raio de giro de apenas 4,4 m, o que facilita as manobras. Os preços variam de 795.000 a 1,22 milhão de yen, ou seja, não passa de US$ 10 mil.
Imprimir