Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sedraf, Empaer e Indea promovem workshop na Zootec 2012

Da Assessoria /Empaer

Dentro da programação do XXII Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2012), que ora é realizado até a 18 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), promove I Workshop de Demanda Específica da Sedraf.

O objetivo do workshop é criar novas políticas e estratégias de ações para o desenvolvimento dos negócios ligados à agricultura familiar. O workshop acontece nos dias 14 e 15 e cada período trabalhará um tema específico. O tema da manhã desta segunda-feira (14.05) foi a viabilidade dos serviços de inspeção que impactam a economia da agricultura familiar.

O primeiro palestrante foi o consultor do Sistema Cooperativo de Crédito (Sicred) Walter Heck, que atende 12 municípios no estado, num total de 78 empreendimentos, sendo 47 em funcionamento e 31 em obras e projetos já aprovados. As agroindústrias de pequeno porte são formadas por mão de obra familiar e geram 284 empregos diretos. Vários municípios como Gaúcha do Norte e Confresa, são modelos de referência no estado. “A organização faz a diferença no município, retém e mantém a renda e fortalece as identidades regionais”, ressaltou o consultor Walter Heck.

Já o médico veterinário do Indea, Célio Ofugi mostrou a importância do Serviço Oficial de Inspeção (SIN). O SIN é instituído pelos órgãos federal, estadual ou municipal e é responsável pela inspeção higiênico-sanitária de produtos alimentícios industrializados e de origem animal. Os produtos caseiros, artesanais e originários de agroindústria rural de pequeno porte, são considerados informais. Somente os produtos originários da indústria conseguem a certificação sanitária de produtos.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) tem a responsabilidade de integrar e harmonizar o serviço de inspeção no Brasil e o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) tem a função de coordenar as ações do SISBI. O palestrante Ricardo César Toledo explicou as funções destes dois órgãos.

O último palestrante da manhã foi o delegado federal em Mato Grosso do Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA), Dieter Metzner, que esplanou sobre a realidade da agricultura familiar no nosso estado. “As nossas escolas ainda não estão preparando profissionais para a agricultura familiar, então nós temos que fazer um trabalho para mostrar aos agricultores as cooperativas. As cooperativas são uma empresa. A visão múltipla da agricultura familiar precisa ser trabalhada”, analisou o delegado federal Dieter Metzner.

Além dos palestrantes citados, participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Milhomem de Abreu, que coordenou os trabalhos da mesa redonda.

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) foram parceiras da Sedraf no workshop e atuam diretamente na questão da segurança alimentar no estado.
Imprimir