Imprimir

Notícias / Cidades

Projeto de lei institui o 'Dia do Publicitário em Mato Grosso'

Da Redação/Com Assessoria

Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual, Guilherme Maluf (Bloco Independente), institui o ‘Dia do Publicitário Mato-grossense’, a ser comemorado, anualmente, em 18 de junho, data da edição da Lei Federal nº 4.680/65, que regulamenta o exercício da profissão.

Embora seja um fato desconhecido por muitos, a profissão de publicitário está regulamentada há mais de 40 anos. Em Mato Grosso, o trabalho publicitário, de forma legal e tecnicamente conduzido, é exercido há cerca de 30 anos. “Fato que não tira o brilho e nem diminui o pioneirismo daqueles que, primeiramente com grande esforço, abraçaram a profissão, abrindo caminho para a chegada de novos profissionais”, justifica Maluf.

O parlamentar destaca ainda que o trabalho do publicitário é significativo nos dias de hoje, já que é impossível pensar a existência de uma economia capitalista e produtiva sem a publicidade e a propaganda, vetores principais que impulsionam e sustentam o consumo, contribuindo sobremaneira para fazer girar a engrenagem do prazer de comprar do ser humano.

Para o publicitário Antonio Carlos Ferreira (Banavita), que há 27 anos atua neste setor, a publicidade tem um papel muito importante na sociedade, pois cria e transforma conceitos. “Acredito que o mais extraordinário da profissão é ter a possibilidade de mudar as coisas. Com uma ideia, podemos fazer uma grande revolução”, declara.

Com a aprovação do projeto de lei, estará perpetuada na história, em norma legal, uma data comemorativa pelo dia do publicitário, restrita ao universo dos profissionais mato-grossenses. “É uma forma de prestigiar o diferenciado e charmoso trabalho instrumentalizador da necessária e contínua ativação da economia mundial globalizada e, de modo especial, a deste Estado”, finaliza Maluf.

Ainda em reconhecimento aos veteranos profissionais da publicidade em Mato Grosso, o deputado Guilherme Maluf apresentou, à Mesa Diretora da Assembleia, requerimento para a realização de sessão especial que homenageará publicitários pioneiros, como Remy Biancardini, Antonio Carlos Ferreira (Banavita), Manoel Alfredo Thimóteo da Costa, João Pedro Marques, Geraldo Gonçalves, Regina Kaiser, Paulo Leite, Lúcio Sorge, Márcia Ferreira e Mauro Cid, entre outros profissionais que têm contribuído com o desenvolvimento da propaganda no Estado e na mudança de hábitos de consumo da sociedade mato-grossense.
Imprimir