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Kawasaki lança novas Ninja ZX-14R e ER-6n no Brasil

Auto Esporte

Duas novas motocicletas chegam a linha Kawasaki presente no Brasil, a partir de 1º de junho. A marca apresentou nesta quarta-feira (16), em São Paulo, os modelos 2013 de Ninja ZX-14R e ER-6n. Estes produtos, que já estavam presentes no país, passam por mudanças significativas, acompanhando as renovações ocorridas no exterior no ano passado. Segundo a marca, a nova ZX-14R é a moto de série mais potente do mundo e pode alcançar até 210 cavalos de potência.

A esportiva custa R$ 56.990 (standard) e R$ 60.990 (com freios ABS). A motocicleta recebeu diversas modificações, comparando com a versão anterior. As principais ocorreram no motor de 4 cilindros em linha e 1.441 cm³ - modelo antigo tinha 1.352 cm³. Mas também passaram por chassi e visual

Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, o tetracilíndrico alcança 200 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Com o advento do RAM air - dispositivo para aumentar a entrada de ar no motor -, a potência pode alcançar 210 cv. Segundo a marca japonesa, este processo somado à otimização de vários componentes proporcionam maior torque em todas as faixas de giros do motor. O torque declarado pela fabricante é de 16,6 mkgf a 7.500 rpm. Para controlar toda esta força, a esportiva ZX-14 também tem freios ABS, nova geração do controle de tração e a opção da escolha entre três modos de potência.

Desse modo, o usuário pode utilizar opção na qual a moto utiliza apenas 75% de sua potência total. A moto também passa a contar com embreagem anti-deslizante, que garante mais segurança nas reduções de marchas. Seu peso é de 265 kg - 268 kg com ABS - e o câmbio de 6 velocidades. O visual também foi renovado, mas manteve as caracteristícas do modelo anterior.

Nova ER-6n
A naked - modelo com caracteristícas para o asfalto e sem carenagens - ER-6n 2013 é outra novidade da Kawasaki. Esta moto tem como grande mudança o novo chassi perimetral com duplo tubo de aço, o que, segundo a fabricante, proporciona mais leveza e melhor dirigilbilidade. As suspensões também receberam novo ajustes. O motor recebeu mudanças e está melhor para o uso diário, oferecendo mais torque em médias e baixas rotações, informa a marca.

O motor é bicilíndrico com refrigeração líquida e injeção eletrôncia. Com 649 cm³, o propulsor alcança 72,1 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 6,5 mkgf de torque a 7.000 rpm, fazendo uso de câmbio de seis marchas. Com peso em ordem de marcha de 204 kg - 206 kg com ABS -, a moto possui tanque de 16 litros. A ER-6n parte de R$ 25.990, na versão standard, e a opção com freios ABS custa R$ 28.880.
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