Imprimir

Notícias / Cidades

Defensores Públicos de MT são homenageados pelos dez anos de criação

Assessoria

Dezenas de Defensores Públicos foram homenageados na noite desta segunda-feira (18.05) durante da Sessão Especial realizada pelos dez anos de criação da Defensoria em Mato Grosso e pelo Dia do Defensor, comemorado hoje (19.05). A sessão foi requerida pelo deputado estadual e presidente da Casa, José Riva (PP) – que não pode participar por estar em viajem de trabalho – e presidida pelo deputado Carlos Brito (PDT).

“A Defensoria Pública do Estado é um órgão essencial para o fortalecimento do Judiciário e garantia da democratização do acesso à justiça”, enfatizou Brito, que há muito atua pela valorização, reconhecimento e até nomeação e realização de concursos públicos para a contratação de novos defensores para o Estado, bem como para a implantação de Comarcas nos demais municípios de Mato Grosso.

Durante a solenidade, os defensores públicos Ademar Monteiro da Silva, Augusto Celso Reis Nogueira e Alex Campos Martins receberam o título de cidadão mato-grossense pelos relevantes serviços prestados à população carente de Mato Grosso. O juiz Antônio Horácio da Silva Neto e a defensora pública Luciana Carneiro de Jesus Costa também foram congratulados pela Assembléia Legislativa.

“A Defensoria em Mato Grosso tem uma história de muita luta e de muitas conquistas e é gratificante ver esse trabalho reconhecido pelo Legislativo”, destacou o defensor-público Geral, Djalma Sabo Mendes, que recebeu uma placa em comemoração aos dez anos da instituição.

Além dos defensores públicos e deputados estaduais, participaram do evento a Procuradora do Estado, Maria Magalhães Rosa, o deputado federal – e defensor público licenciado – Valtenir Pereira, membros da Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos (Amdep) e outras autoridades.

Comemoração – O Dia Nacional da Defensoria Pública foi criado pela Lei 10.448, de 9 de maio de 2002. A data escolhida para a comemoração (19 de maio) refere-se ao dia da morte de Santo Ivo, patrono dos advogados.
Imprimir