Imprimir

Notícias / Cultura

Governo recebe bandeira do Divino e inicía festividades

Da Redação/Com Assessoria

O governador Blairo Maggi recepcionou, nesta manhã de terça-feira (19), a bandeira do Senhor Divino na MT Fomento, antiga Casa dos Governadores, no Centro de Cuiabá. Acompanhado pelo vice-governador Silval Barbosa e secretários de Estado, ele participou ainda do tradicional “Chá com Bolo”, que todo ano marca a abertura dos festejos e a saída da esmola com a visita da bandeira à casa dos fiéis.

Pelo sétimo ano consecutivo, o chefe do Executivo estadual reafirmou sua fé religiosa e respeito à tradição e cultura da cuiabania. “Quando o povo acredita num santo, todos nós devemos acreditar. Eu sou católico, apostólico e romano, tenho minhas contribuições religiosas e meus santos protetores também”, destacou Blairo Maggi, que participa da festa desde que assumiu o governo e garantiu continuar seguindo a devoção.

Blairo Maggi e Silval Barbosa distribuíram o pão bento aos fiéis. Segundo diz a lenda, se conservado num saquinho em casa, o pão bento traz abundância e fartura para a família e, em casos de necessidades, a possibilidade de repetir o milagre da multiplicação dos pães feita por Jesus. Representa também, sorte e amizade ao lar. Dezenas de devotos mais uma vez participaram do “Chá com Bolo”, oferecido pelos festeiros deste ano.

O imperador da Festa do Senhor Divino deste ano, Luiz Carlos Alves Melo, segue a devoção de família. Para ele, é uma satisfação enorme representar o título, “poder enxergar que o Senhor Divino opera o milagre que é a fé, ser transportador dessa devoção, desta festa carregada de muita tradição”, disse. Além da saída da esmola, nesta terça-feira também começam as novenas na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

A partir deste ano, as novenas passam a ser realizadas na Catedral Metropolitana por causa da grande participação pública. A cabeleireira Adevail Marin, 62, é devota do senhor Divino desde criança e todo ano participa dos festejos, que espera acompanhar enquanto estiver viva ainda mais devido a uma graça recebida. Sempre que possível, ela traz toda sua família para fazer parte da festa.

O padre Antônio Edseu, pároco da Catedral Metropolitana, disse que a tradição dos festeiros relembra a manifestação de Pentecostes para Nossa Senhora e os discípulos, aos imputá-los com coragem para cumprir a missão de levar a fé aos povos. Os festejos deste ano encerram-se no dia 31 de maio com missa na Catedral, procissão, show cultural e jantar na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá. Antes, no dia 29 ocorre o tradicional jantar no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Participaram ainda, dentre os secretários de Estado, Paulo Pitaluga (Cultura), o presidente da Agência Mato-grossense de Fomento, Arcleidy Dias Pereira, e o prefeito de Cuiabá Wilson Santos.
Imprimir