Imprimir

Notícias / Brasil

Estudantes do Maranhão se destacam na área de tecnologia

G1

Neste sábado (19), o Repórter Mirante foi a Icatu, no norte do Maranhão, e a Imperatriz, no sudoeste do Estado, para mostrar como a robótica e a mecatrônica têm mudado a forma de aprendizado de estudantes entre 10 e 15 anos.

Em Icatu, vamos conhecer o "Programa Quanta de Robótica", um projeto de tecnologia educacional que usa a mecatrônica para estimular a criatividade e a interatividade entre os alunos na construção de protóptipos de robôs. O programa beneficia cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, e tem como principal ferramenta, a montagem das 'pecinhas' conhecidas como Lego.

Em Imperatriz, estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) também têm descoberto novos caminhos com a ajuda da robótica e o incentivo ao desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Entre as novidades criadas pelos alunos, estão um robô que ajuda o paciente a não esquecer a hora de tomar o medicamento, a criação de um bloquete produzido a partir de resíduos da indústria siderúrgia e de plásticos e ainda, um modelo de gestão de resíduos deixados pela construção civil.

Projetos que têm se destacado em competições realizadas dentro e fora do Maranhão, e que agora também podem ganhar o mundo.
Imprimir