Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Decisão de juiz provoca tumulto de advogados no Fórum de Cuiabá

Da Redação/Kelly Martins e Ademar Andreola

Desde a semana passada, o juiz-diretor do Fórum de Cuiabá, Alberto Pampado Neto, determinou a identificação e o cadastramento de todas as pessoas que entram no prédio. A medida vale também para advogados e estagiários de Direito. A noova determinação começou de fato a ser colocada em prática, a partir de ontem e no início da tarde de hoje, acabou causando um longa fila na recepção e um princípio de tumulto, pelo descontentamento de advogados e estagiários com a decisão do magistrado.

Diante do tumulto, até o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB), Francisco Faiad, foi chamado pelos advogados para tentar contornar a situação. Faiad diz ser contra a medida do juiz e alega que, se não for mudada, a insituição poderá até entrar com uma ação para garantir o livre acesso da categoria e estagiários ao Fórum da capital.
 
Em princípio, para tentar solucionar o impasse, a OAB enviou ao juiz Pampado Neto, uma lista com o cadastramento eletrônico de todos os advogados que atuam em Mato Grosso. Uma outra medida em estudos seria a colocação de um código de barras na carteira expedida pela Ordem.

O juiz Alberto Pampado Neto disse ao site Olhar Direto que tomou esta medida em razão do grande fluxo de pessoas que circulam diariamente nas dependências do Fórum, e um controle se faz necessário.

A informação é de que lá, circulam diariamente cerca de 3 mil pessoas. O juiz informou que sua intenção não é de maneira alguma afrontar ou tolher a liberdade dos advogados que vão ao local para ver o andamento de processo e defender os interesses dos clientes. 
Imprimir