Imprimir

Notícias / Política MT

Maggi elogia presidente do Ibama e reclama de burocracia

Da Redação/Thalita Araújo

O governador Blairo Maggi não economizou elogios ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Ibama, Roberto Messias Franco na tarde desta terça-feira, 19. Na ocasião, Roberto entregou às autoridades estaduais a licença ambiental que permite o início das obras da ferrovia no Estado. Maggi colocou o trabalho do presidente em contraponto ao excesso de burocracia que vem atrapalhando as obras de infraestrutura no país.

Blairo afirmou que neste um ano em que Messias está à frente do Ibama, Mato Grosso foi “muito feliz”, pois conseguiu desentravar grandes e importantes obras que estavam emperradas por conta de licenças. Uma delas é a BR-158, há mais de 40 anos aberta, e que foi licenciada na última sexta-feira. Outro exemplo é a rodovia estadual MT-235, de Sapezal a Campo Novo do Parecis.

O governador agradeceu Roberto pelo empenho em desentravar essas questões no Estado e questões gerais de infraestrutura no país. Ele reclamou do excesso de burocratização que o Brasil tem, que tanto atrapalha o desenvolvimento.

“Não se consegue, e estou tendo essa experiência, tirar uma obra do plano político ao plano prático em menos de um ano. A gente patina, patina e cai burocracia”, disse Blairo.

Como sugestão ao problema, o governador defende que os Estados tenham autonomia para fazer algumas decisões e conceder alguns tipos de licenças ambientais. Como exemplo, ele cita uma história que o próprio Roberto Messias lhe contou, de que outro dia estava em sua mesa um projeto para conceder licença para cortar 34 árvores para a construção de uma estrada. “Essas coisas menores não podem chegar ao presidente. Poderiam ficar a cargo do Estado”, afirmou Maggi.
Imprimir