Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Imeq-MT contribui para alinhar a Comunicação do Inmetro e RBMLQ-I

Da Redação/Com Assessoria/Imeq-MT

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) é tido como um dos o órgãos públicos de maior credibilidade junto à sociedade. Mas quando o assunto é a comunicação, avalia que precisa evoluir muito. Para estar cada vez mais articulado para se comunicar com o maior objeto de trabalho que é a sociedade, realiza entre os dias 19 e 20 de maio o I Encontro de Comunicação do Inmetro com a RBMLQ-I (Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade Industrial), no auditório do Centro Operacional do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro. Representantes de todos os Estados foram convocados a participar e o Imeq- MT está presente, cooperando nas discussões.

O presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, avalia que a comunicação é um mecanismo que agrega confiança ao trabalho desenvolvido, pois está comunicando o porquê deve existir. “Comunicação é absolutamente importante, está no cerne do nosso trabalho. Este evento vai servir para alinhar a comunicação, trocar idéias com a rede e mantê-la integrada, manter uma conexão maior. Vejo a comunicação como um pilar no Inmetro”, definiu na abertura do Encontro.

Além do alinhamento da comunicação com o Ministério, o objetivo do evento é saber o que fazer daqui para frente. “Sair com algo de concreto no final do evento, um trabalho mais efetivo. Queremos ouvir sugestões sobre o que precisa melhorar na comunicação do Inmetro com a Rede”, destacou Afonso Ribeiro, Chefe da Divisão de Comunicação do Inmetro – Dicom.

Jocimar Nastari, assessor de Comunicação Social do MDIC (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio), um dos palestrantes, com o tema “Diretrizes de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para os órgãos vinculados à Presidência da República, disse que entende a Secom como prestadora de serviço.

“Não para conduzir ou determinar os trabalhos da Comunicação, mas ela é para ajudar o governo a funcionar. Nosso conceito é de participação, prestadora de serviço e disseminadora das melhores práticas em comunicação governamental”. A Secom do MDIC integra 261 órgãos e entidades.

O Governo Federal, segundo Nastari, aidna enfrenta três grandes desafios para ser referência quando o assunto é Internet como ferramenta de Comunicação: a própria Internet, a imagem do Brasil no Exterior e comunicação interna.

De modo geral, o Inmetro pediu a contribuição e empenho de todos no processo de melhoria da Comunicação para garantir o sucesso das políticas públicas desenvolvidas.

Também palestraram: Jorge Duarte, assessor especial da Secom/PR (A Estrutura e as Diretrizes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Secom/PR) e o professor Carlos Parente, autor do livro “Obrigado, Van Gogh!” (A Comunicação Social no Mundo Corporativo).

O primeiro dia (19.05) do evento contou ainda com duas mesas redondas. A primeira sobre “A Importância da harmonização da comunicação nas esferas do MDIC, do Inmetro e da RBMLQ-I” e a outra sobre “Case Inmetro/Medidores de Energia”.

A grande expectativa para a terça-feira (20.05) são as palestras sobre “O Impacto da Comunicação na Ouvidoria”, com Julieta Simas da Silveira Soares, ouvidora do Inmetro; “A Comunicação Social nas Instituições Públicas”, com Elysio Pires, assessor de Comunicação Social do Inmetro e “Apresentação dos casos de sucesso dos órgãos delegados”, com Cláudia D. Carneiro, superintendente do Inmetro de Goiás.

Imprimir