Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho

Da Assessoria


Por conta do baixo índice de imunização alcançado em todo o Brasil e para que as pessoas tenham tempo suficiente para serem vacinadas, o Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza).

Em todo o Estado de Mato Grosso, segundo o relatório divulgado na manhã de ontem (24), foram vacinados 210.185 pessoas, o que representa 49,44% da meta estipulada. Devem ser imunizadas todas as gestantes, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, indígenas e profissionais de saúde.

Em Lucas do Rio Verde, foram vacinados aproximadamente 3 mil pessoas, o que representa 75% da meta estipulada pelo Ministério. Segundo relatório divulgado na terça-feira (23), entre as crianças e trabalhadores da área de saúde, o índice de imunização é superior a 80%.

A coordenadora da Atenção Básica, Franciele de Carlo ressalta que na maioria dos casos, a vacina não apresenta contraindicação, no entanto, não deve ser aplicada em pessoas com histórico de reação anafilática ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e derivados.

A escolha dos grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo imunizar os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias e consequentemente, quebrar a cadeia de transmissão para a população em geral.

A vacina está disponível em todas as unidades, basta comparecer a uma delas e apresentar o cartão de vacinação.



Imprimir