Imprimir

Notícias / Agronegócios

Veto à desoneração do Funrural mobiliza setor produtivo

ABr

Entidades do agronegócio brasileiro estão se mobilizando para reverter o veto dado pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva à Medida Provisória 447/2008, que isentaria a comercialização de material genético avícola - entre outros produtos - da contribuição do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural).

No último dia 12 de maio, a FPA, CNA, UBA, ABCZ, Aprosoja/MT, Abrasem, Apinco, Abraf e OCB elaboraram uma carta técnica rebatendo a justificativa dada pelo Governo Federal para a negativa à aprovação da MP. Pelos argumentos do governo, entre outras questões, estaria o comprometimento da preservação do equilíbrio financeiro e atuarial da previdência.

Segundo as entidades, as justificativas levantadas pelo governo não levaram em conta o efeito social que a desoneração traria, impactando diretamente nos
preços dos alimentos ao consumidor - favorecendo a segurança alimentar da população.

"Nunca devemos de deixar de ressaltar que, mais importante que o fomento às medidas de incentivo ao consumo de industrializados, é a garantia do alimento barato à população. É absurdo penalizar um segmento que envolve muito mais empregos e garante a segurança alimentar nacional. Alimento na mesa é mais importante que carro na garagem. O governo precisa enxergar isto", ressalta o presidente da UBA, Ariel Mendes. As organizações agora aguardam uma posição do Governo Federal sobre a carta.
Imprimir