Imprimir

Notícias / Esportes

Shakhtar x Werder: quem será o último campeão da Copa da Uefa?

Gazeta Press

Pela primeira e última vez Shakthtar Donetsk e Werder Bremen chegam à final da Copa da Uefa. O duelo desta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), será o último da história do torneio continental. A partir da próxima temporada, o segundo mais importante interclubes do Velho Continente se chamará Liga Europa e terá um novo formato.

Os dois candidatos a levantar o troféu no estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul, chegam à decisão com semelhanças e diferenças. Nas competições locais, ambos decepcionaram. O Shakhtar é vice-líder na Ucrânia, mas não conseguiu fazer frente ao Dínamo de Kiev, campeão nacional antecipado. Já o Werder fez ainda mais feio e é apenas o décimo colocado do Alemão.

Tanto o lado alemão como o ucraniano da final entraram na fase mata-mata da Copa da Uefa após ficar na terceira posição de seus respectivos grupos da Copa dos Campeões. E, enquanto o time de Bremen mostrou força fora de casa, o de Donetsk contou com o fator campo para se tornar o primeiro representante da Ucrânia a chegar à final do torneio.

Foi decidindo como visitante que o Werder, logo na primeira fase mata-mata, despachou o Milan, considerado o virtual campeão da Uefa. A história se repetiu contra Saint Etienne, nas oitavas, Udinese, nas quartas, e o arquirrival Hamburgo, nas semis. O Shakhtar, aliás, também avançou à final depois de vencer um clássico local (ante o Dínamo de Kiev). Antes, porém, deixou pelo caminho Tottenham, CSKA e Olympique de Marselha após abrir boa vantagem em casa.

Para completar, os dois finalistas contam com sotaque brasileiro. Os ucranianos apostam na legião formada por Ilsinho, Willian, Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Já os alemães terão o zagueiro Naldo, mas lamentam a perda de Diego. Artilheiro da equipe na Uefa, com seis gols, o meia cumpre suspensão. E, apesar de estar de saída para a Juventus, fez questão de viajar com o grupo para Istambul.

Diego não é o único problema para o técnico Thomas Schaaf. O português Hugo Almeida também está suspenso, enquanto o zagueiro Metersacker se contundiu. "São jogadores muito importantes, porque Hugo fez muitos gols nas últimas partidas e Diego é um titular absoluto. Não podemos fazer nada por eles, mas seremos uma equipe forte apesar dos desfalques", prometeu o treinador.

No lado do Shakhtar, o volante Hübschman, suspenso, é o único problema do técnico Mirsea Lucescu. O romeno acredita que o último jogo da história da Copa da Uefa, que começou em 1958, encerrará o torneio com chave de ouro. "Será um festival para todo o mundo. Um jogo interessante, entre duas equipes de estilos diferentes", projetou.

FICHA TÉCNICA
SHAKHTAR DONETSK X WERDER BREMEN

Local: Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul (Turquia)
Data: 20 de maio de 2009, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)
Assistentes: Jesús Calvo Guadamuro e Roberto Diaz Perez del Palomar (ambos da Espanha)

SHAKHTAR DONETSK: Pyatov; Srna, Chygrynskiy, Kucher e Rat; Gai, Ilsinho, Willian, Jadson e Fernandinho; Luiz Adriano
Técnico: Mircea Lucescu

WERDER BREMEN: Wiese; Fritz, Prodl, Naldo e Boenisch; Tziolis, Baumann, Frings e Ozil; Rosenberg e Pizarro
Técnico: Thomas Schaaf

Imprimir