Imprimir

Notícias / Política BR

MPF pede novo bloqueio de contas de farmacêutica ligada a Cachoeira

G1

O Ministério Público Federal pediu a suspensão de uma liminar que cancelou o sequestro de bens da Vitapan, farmacêutica que seria ligada ao contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, segundo a Polícia Federal.

O sequestro dos bens e bloqueio de contas da empresa havia sido autorizado pela 11ª Vara Federal de Goiás, a pedido do Ministério Público, mas foi cancelado por liminar do desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

No primeiro pedido, o MPF apontou o crescimento do capital social da farmacêutica entre 1999 e 2004 - período em que Cachoeira foi formalmente sócio da empresa - de R$ 500 mil para R$ 5,2 milhões. A Vitapan, no entanto, alegou ser empresa idônea, e questionou a decisão, obtendo sucesso na suspensão da medida.

No parecer que pede a cassação da liminar - e portanto, a volta do sequestro dos bens e bloqueio das contas - a Procuradoria Regional da República da 1ª Região alega que a empresa estaria sendo utilizada por Cachoeira para lavagem de dinheiro obtido com a exploração de jogos ilegais.

Ainda de acordo com o MPF, a ex-mulher do contraventor, Andréa Aprígio, o ex-sogro dele e os ex-cunhados seriam laranjas de Cachoeira no comando da empresa.

"Há fortes, claros e suficientes indícios de que os atuais sócios-proprietários da Vitapan Indústria Farmacêutica Ltda. [...] são utilizados, assim como em relação a diversas outras empresas acima especificadas, como 'laranjas', com a finalidade de ocultar a origem do patrimônio supostamente ilícito pertencente, de fato, a Carlinhos Cachoeira", diz o texto do parecer.

O procurador regional da República Carlos Alberto Coelho, que assina o documento, pede que, mesmo com o sequestro dos ativos da farmacêutica, ela seja gerida por um administrador definido pela Justiça, para que seja mantida a "capacidade de gerar lucros e e geração de empregos". O pedido será analisado pela Segunda Seção do TRF da 1ª Região.

Imprimir