Imprimir

Notícias / Mundo

Atentado mata dois americanos no Afeganistão; ataque Otan mata oito civis

Folha Online

Uma bomba deixada no acostamento de uma estrada matou dois americanos que estavam em um comboio militar nos arredores da capital afegã Cabul nesta quarta-feira, segundo autoridades. Também nesta quarta-feira, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirmou que um ataque de suas tropas pode ter matado oito civis no país asiático.

Um porta-voz militar confirmou o ataque contra as tropas americanas e afirmou que um soldado e um civil a serviço dos militares morreram no incidente. A explosão aconteceu em uma estrada que dá acesso à base aérea de Bagram, ao norte de Cabul. 

Inicialmente, a polícia atribuiu o ataque a um militante suicida, mas depois esclareceu que se tratava de uma bomba.

Otan

A aliança militar afirmou nesta quarta-feira que oito civis podem ter morrido no Afeganistão em um ataque aéreo liderado pela organização.

A Otan afirmou ter enviado aviões de guerra nesta terça-feira a Nawa, na Província de Helmand depois que os insurgentes atacaram uma patrulha da aliança.

"Tragicamente, acredita-se que oito civis foram mortos como resultado de um ataque aéreo", disse a aliança, em comunicado, acrescentando que uma investigação foi aberto junto a autoridades afegãs.

O comunicado não afirma se houve mais vítimas entre os soldados ou os militantes.

A morte de civis é um tema de tensão entre governo afegão e as tropas internacionais. O presidente afegão argumenta que a morte de civis prejudica a imagem das tropas internacionais dentro do país e pode enfraquecer a ofensiva internacional contra o Taleban, que se fortaleceu desde a invasão americana em 2001.

A violência no Afeganistão atingiu nos últimos meses seu nível mais intenso desde que os EUA invadiram o país e derrubaram o regime do grupo islâmico radical Taleban, há mais de sete anos.

Apesar dos reforços no contingente estrangeiro, a atividade dos militantes se espalhou para outras partes do montanhoso país além dos redutos tradicionais da guerrilha, o sul e o leste.

Imprimir