Imprimir

Notícias / Política BR

CPI vota quebra de sigilo da Delta e pode chamar governadores do RJ, GO e DF

De Brasília - Vinícius Tavares

A CPI que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com empresários e políticos decide hoje (29), a partir das 14h, o futuro da comissão com a votação de requerimentos sobre temas polêmicos que geram divergências entre os parlamentares: a possível convocação de três governadores e a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico relacionados à direção nacional da Delta Construções.

Nos bastidores da CPI é dada como certa a convocação dos governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF), pois todos tiveram seus nomes citados em conversas envolvendo Cachoeira e outros empresários.

O assunto só seria posto em análise no dia 5 de junho. Mas em virtude da pressão de alguns dos integrantes da comissão, entre eles o senador Pedro Taques (PDT-MT), o presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB) antecipou a decisão para esta terça-feira (29), contando com o apoio dos parlamentares do PMDB, PT e PSDB.

Taques, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Kátia Abreu (PSD-TO) e os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ) e Sílvio Costa (PTB-PE), mesmo assim, protestaram pois queriam que os requerimentos para as convocações tivessem sido apreciados na quinta-feira (24), na fatídica sessão em que depoentes ligados a Cachoeira se mantiveram em silêncio.

Outro assunto polêmico da pauta é a quebra de sigilo da Delta em âmbito nacional. Na semana passada, com a revelação de que recursos de contas da construtora no Rio de Janeiro abasteceram empresas de fachada que serviam à organização criminosa, o próprio relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), que inicialmente era contrário à ideia, admitiu pela primeira vez a necessidade de se investigar as atividades da matriz da empresa.

"A quebra de sigilos das filiais da Delta, no Centro-Oeste apontou indícios de que o ex-diretor Cláudio Abreu tinha autorização para movimentar contas nacionais da construtora", afirmou Odair Cunha.

Os próximos passos da CPI e do Conselho de Ética para a semana de 29 de maio a 1º de junho:

* 29/05 (terça-feira) às 14h: reunião administrativa da CPI mista para eleição do vice-presidente e apreciação de requerimentos, entre eles os que dizem respeito a convocações de governadores de Estado;

* 30/05 (quarta-feira) às 10h15: depoimento na CPI mista de Cláudio Abreu, José Olímpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira da Cruz, Lenine Araújo de Souza e Jayme Eduardo Rincón;

* 31/05 (quinta-feira) às 10h15: depoimento de Demóstenes Torres na CPI. (Com Agência Senado)



Atualizada
Imprimir