Imprimir

Notícias / Educação

Unicamp é a 22ª colocada em ranking mundial de universidades 'jovens'

G1

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das melhores instituições de ensino superior do mundo com menos de meio século de história, segundo ranking divulgado nesta semana pelo Instituto QS. Fundada em 1966, a Unicamp, que ficou na 22ª colocação, foi a única brasileira a figurar na lista de 50 instituições.

Além disso, a Unicamp, que somou 235 pontos no ranking, também é a única universidade da América Latina a figurar na lista, dominada por instituições asitáticas com foco em ciência e tecnologia.

Três das dez universidades mais bem colocadas no ranking são de Hong Kong: a Universidade Chinesa de Hong Kong e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong ficaram nas duas primeiras posições, e a City University de Hong Kong ficou em nono. A Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, assim como a Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, que ficou com a quarta colocação, são as mais jovens a integrar o top 10. Elas foram fundadas em 1991, há apenas 21 anos.

A Grã Bretanha emplacou duas instituições: as universidades de Warwick e de York, na terceira e sexta posições, respectivamente, assim como a Coreia do Sul, representada pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia, em quinto lugar, e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, em sétimo.

A Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, ficou com a oitava colocação. Em décimo está a Universidade da Califórnia, Irvine (UCI), a única representante dos Estados Unidos, país que geralmente domina os rankings de universidades mais tradicionais, algumas com mais de cem anos de história.

O ranking leva em conta o tamanho das instituições, seu foco, a intensidade das atividades de pesquisa e a idade de cada universidade.
Imprimir