Imprimir

Notícias / Cidades

Setecs promove capacitação para coordenadores do programa Peti

Da Redação/Com Assessoria

Gestores municipais da Assistência Social, coordenadores e técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de 90 cidades de Mato Grosso participam, nesta quinta-feira (21), em Cuiabá, de uma capacitação. O evento inicia, às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e são esperadas 220 pessoas. O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) confirmou presença e vai encaminhar representantes. A coordenação é da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

O objetivo é orientar os gestores com relação ao funcionamento do programa, tirar dúvidas e promover a troca de experiência entre os municípios.

PETI – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas ações articuladas – o serviço socioeducativo ofertado para as crianças e adolescentes afastadas do trabalho precoce, e a transferência de renda para suas famílias como forma de evitar o trabalho de crianças e adolescentes. O valor da bolsa auxílio que é paga varia entre R$ 20 e R$ 40 por criança beneficiada, num total de até três crianças por família.

O objetivo do programa é erradicar todas as formas de trabalho infantil, em um processo de resgate da cidadania de seus usuários e inclusão social das famílias, tendo como público primordial crianças e adolescentes em situações de trabalho, com idades entre sete e 15 anos.

Em Mato Grosso são 90 cidades que possuem o Peti e aproximadamente 17 mil crianças atendidas.
Imprimir