Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Recuo de IPI para veículos é positivo para meio ambiente, diz ministra

Valor Online

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vê a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis como medida positiva para o meio ambiente. 'A troca de veículos permite um consumo mais eficiente de combustível', disse a ministra.

O governo federal anunciou no dia 21 de junho a redução do IPI para carros. O corte do imposto favorece os veículos com motores mais econômicos, os chamados 1.0, que têm isenção do imposto.

Izabella afirmou ainda ser preciso fazer mais para a redução de emissões no setor de transportes. 'Não é só a troca de carros. Acho que aí está o desafio de investir em transporte de massa, o que também está sendo feito pelo governo'.

Questionada, a ministra se recusou a comentar sobre o controle do preço da gasolina no mercado doméstico - o que desestimula o uso do etanol. O preço da gasolina no Brasil não sofre repasses frequentes das oscilações da cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

Durante apresentação do documento Plataforma 20, com propostas da Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, Izabella negou ainda que haja ameaça de greve entre os funcionários do Ibama. 'A própria presidente da associação desmentiu a nota que foi publicada', afirmou a ministra.

Imprimir