Imprimir

Notícias / Esportes

Mixto completa 75 anos com muitos motivos para comemorar

Da Redação/Alline Marques

O time do Mixto está completando hoje 75 anos e os torcedores têm motivos de sobra para se comemorar. A equipe estréia no dia 31 de maio contra o Guaratinguetá na série C do Campeonato Brasileiro e tem a pretensão de terminar o torneio entre os quatro primeiros times para conseguir a proeza de voltar a série B.

Já pensando nesta data, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na semana passada o projeto de Lei que institui o Dia do Mixto, comemorado em 20 de maior, de autoria do vereador Paulo Borges, (PSDB), líder do prefeito Wilson Santos (PSDB).

O deputado José Riva, membro da Associação Amantes do Futebol e Amigos do Mixto, fez questão de destacar a data durante a sessão ordinária da Assembléia Legislativa e lembrar os 24 títulos conquistados no Mato-grossense, o que torna o time o maior vencedor do torneio estadual, além de ter se consagrado campeão do Centro Oeste em 1976.

A Associação já arrecadou R$ 300 mil para investir na equipe durante a série C do Campeonato Brasileiro. Bons jogadores e um técnico reconhecido como Marcelo Vilar, que dirigiu o Palmeiras nos anos de 2006 e 2007.

Apesar dos anos de glórias terem passados, é importante ressaltar que o Mixto já foi conhecido como "O Mais Querido do Centro-Oeste", pela sua enorme torcida alvinegra, a popular Boca Suja.
O Mixto foi fundado em 20 de maio de 1934 e tem a maior torcida do Estado. O nome se deve ao fato de seus fundadores serem tantos homens e mulheres, no entanto, a grafia com “x” deve-se à ortografia da época. A idéia de montar um grupo “mix” ocorreu porque na época existia o Clube Feminino, no qual as mulheres da cidade se reuniam para promover recreação, esporte e cultura.
Sendo assim, a própria criadora do Clube Feminino, Zulmira Canavarros, teve a idéia de reunir nomes como Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira e Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho), entre outros, para formar o Mixto.

A sede do time era localizada na rua 7 de Setembro, quase em frente da Igreja Senhor dos Passos, no centro de Cuiabá. Especificamente, na Livraria Pepe - um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As cores da bandeira, do uniforme e dos inúmeros adereços foram determinados pela diretoria inicial.

O Mixto participou do Campeonato Brasileiro em 11 edições, de 1976 a 1985, além de 1999. O alvinegro ocupa, atualmente, o 76º lugar no Ranking da CBF. A equipe alcançou sua melhor colocação em 1985, com um 14º lugar.
Imprimir