Imprimir

Notícias / Brasil

Novo comandante da polícia de Rio Preto vai priorizar combate ao tráfico

G1

Combater o tráfico de drogas é a principal medida anunciada pelo novo comandante da Polícia Militar da região de São José do Rio Preto (SP), Azor Lopes da Silva Júnior. Ele assumiu esta semana o policiamento de mais de 90 cidades em toda região.

Segundo ele, a venda de entorpecentes estaria entre as principais causas dos altos números de furtos e roubos em Rio Preto. Em média, cinco pessoas são vítimas desses crimes na cidade por dia. “Uma das causas do aumento destes crimes é porque eles alimentam o vício das pessoas pelas drogas”, afirma o comandante.

O grande desafio de Silva Júnior será o de reforçar o policiamento com o mesmo contingente. “Nós temos hoje quatro equipes trabalhando e nós pretendemos, com este mesmo efetivo, criar seis equipes no total, para ganhar pelo menos 70% a mais de policiais nas ruas”, diz Silva.

Além de Rio Preto, principal município do noroeste paulista, outras 96 cidades estão sob a responsabilidade do CPI-5, o Comando de Policiamento do Interior.

As medidas tentam por fim ao medo que alguns moradores de Rio Preto, principalmente em bairros mais afastados, sentem. Como é o caso de um comerciante, que não quis ser identificado. A padaria dele já foi assaltada 12 vezes. “A gente vê um freguês entrando de capacete, e já fica assustado. Aqui fica dois ou três meses sem passar uma viatura”, afirma o comerciante.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, de janeiro a abril foram registrados 582 roubos em Rio Preto. Número não muito diferente do registrado no mesmo período do ano passado: 588.

Imprimir