Imprimir

Notícias / Política MT

Maggi reconhece empenho de Dilma com construção da Ferronorte em MT

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Blairo Maggi (PR-MT) subiu à tribuna do Senado nesta quarta-feira (6.6) para fazer um reconhecimento ao empenho da presidente Dilma Rousseff com relação às obras da ferronorte em Mato Grosso. O parlamentar destacou a inauguração das operações do terminal intermodal de Itiquira, no sul do Estado, em solenidade que contou com a presença do governador Silval Barbosa e do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos no último sábado.

Segundo Maggi, enquanto ministra do Planejamento do ex-presidente Lula, Dilma teve papel fundamental na articulação do governo para garantir os recursos necessários à execução do emprendimento. Ele acrescentou que o emprendimento tem continuidade com as obras que levarão a ferronorte até o município de Rondonópólis.

"Dilma se envolveu pessoalmente com o BNDES, a concessionária ALL e com os fundos de pensão que garantiram o aporte de recursos. O terminal de Rondonópolis será o maior e mais moderno terminal intermodal para o escoamento de grãos e líquidos da América Latina", salientou.

O parlamentar cobrou, porém, que Mato Grosso não tem sido atendido pelo governo federal em suas demandas na mesma medida de sua contribuição com a produção nacional. Ele destacou que o Estado produz 36 milhões de toneladas de grãos mas que possui ainda caminhos deficitários.

"Faço um apelo aos Estados do centro-oeste, nordeste e norte para que sejam atendidos, pois são Estados que produzem muito e que não tem compensação",

Maggi pediu agilidade do governo federal para a duplicação da BR 163/364, entre Rondonópolis e Cuiabá, por onde passam , segundo o senador, mais de 15 mil veículos por dia.

"Uma rodovia que tem um fluxo de verículos intenso, em que se formam filas de caminhões. É uma verdadeira ferrovia de pneus", concluiu.
Imprimir