Imprimir

Notícias / Brasil

Parada do Orgulho LGBT de Manaus é adiada para setembro

G1

A edição deste ano da Parada do Orgulho LGBT de Manaus, prevista para ocorrer neste domingo (10), foi adiada para o dia 16 de setembro. Segundo a Associação da Parada do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Travesti (APOLGBT), a mudança foi motivada em solidariedade às vítimas da enchente do Rio Negro na capital e no interior do Amazonas.

Representante da APOLGBT, Bruna La Close, explicou que, devido aos órgãos municipais, secretarias estaduais e demais parceiros estarem engajados no apoio às vítimas das cheia em Manaus e no interior, a diretoria da entidade decidiu adiar o evento.

“Seria uma falha do movimento LGBT realizar uma festa cheia de glamour e alegria quando existe uma população em situação de calamidade pública. Diante disso, a diretoria solidária às pessoas prejudicadas com a enchente, resolveu transferir para o mês de setembro a Parada LGBT de 2012, levando em consideração que todos os esforços devem convergir para as campanhas de arrecadação de alimentos e ajuda humanitária a estas famílias”, esclarece a coordenadora.

Mesmo com a mudança de datas do evento, a organização da Parada do Orgulho LGBT informa que continuarão sendo promovidas as ações de prevenção contra homofobia e as campanhas de orientação contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids).

“Teremos mais tempo para trabalhar a preparação do evento, assim a festa será uma das melhores de todos os tempos, sem perder o foco na finalidade maior que é chamar a atenção da sociedade para os males contra as minorias. Apesar do adiamento, grande parte do material já está pronto como, por exemplo, as camisetas”, ressaltou Bruna La Close.

A expectativa da organização da Parada do Orgulho LGBT de Manaus é que cerca de 200 mil pessoas participem do evento este ano, superando o número de participantes de 2011. “Segundo a Polícia Militar 120 mil pessoas participaram no ano passado, esperamos engajar um público maior na causa em 2012”, revelou a representante.
Imprimir