Imprimir

Notícias / Agronegócios

Agricultura Familiar é beneficiada em ação do Instituto Creatio

Da Redação/Com Assessoria

O Instituto Creatio, por meio do Núcleo de Agricultura Familiar, articula mais uma ação que visa beneficiar os pequenos produtores rurais dos municípios de Confresa e Guarantã do Norte.
Em parceria com as associações de agricultores locais, o Instituto busca junto à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a implantação do Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA) nestes municípios.

Tendo como principais metas incentivar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e fortalecer o cooperativismo e a segurança alimentar da população, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) cria um mercado institucional onde os produtores rurais têm a compra de seus produtos garantida.

Simultaneamente, realiza um trabalho de valorização social repassando os alimentos comprados destes pequenos produtores, por meio de doações, para instituições que desenvolvam trabalhos voltados para a população carente.

No caso de Confresa, a implantação deste programa faz parte de uma estratégia estabelecida para apoiar o desenvolvimento local. O Instituto Creatio auxilia no fortalecimento dos arranjos produtivos locais (APLs), que são desenvolvidos junto a Associação dos Pequenos Produtores Rurais dos setores Palmeiras e Belo Horizonte, com recursos do PAC/INCRA (Programa de Aperfeiçoamento da Consolidação de Assentamentos de Reforma Agrária).

Para que este programa seja implantado nos municípios, o Instituto Creatio atua como articulador para a organização dos dados e elaboração de um projeto para ser apresentado à Conab.

Na última quarta-feira (12), foi realizada uma reunião com as associações de agricultores para estabelecer a linha de trabalho, o levantamento das informações e mobilizar uma comissão de agricultores para elaborar a proposta de implantação do PAA nas comunidades rurais de Confresa e Guarantã do Norte.



Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento, este programa tem como principais metas incentivar a Agricultura Familiar, compreendendo as ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e a formação de estoques estratégicos.

O PAA beneficia diretamente agricultores familiares, inclusive agroextrativistas, quilombolas, atingidos por barragens, pescadores artesanais, aqüiculturas familiares, assentados da reforma agrária, acampados e indígenas.

O Programa de Aquisição de Alimentos, que recebe recursos do Ministério do Desenvolvimento Social Contra a Fome e Ministério do Desenvolvimento Agrário, realiza parcerias com várias cooperativas de Mato Grosso, entre elas a Associação de Produtores Agroecológicos, Associação de Apicultores de MT e a Cooperativa Mista de Produtores de Poconé.
Imprimir