Imprimir

Notícias / Brasil

Morre em Londres o jornalista Ivan Lessa

R7

O jornalista e escritor Ivan Lessa morreu na noite da última sexta-feira (8), aos 77 aos, em Londres, cidade na qual vivia desde 1978. A causa da morte ainda não foi divulgado. Lessa sofria de enfisema pulmonar e tinha problemas respiratórios graves.

Filho do escritor Orígenes Lessa, foi editor e um dos principais colaboradores do jornal O Pasquim durante a resistência à ditadura militar brasileira, ao lado de Sérgio Cabral, Paulo Francis, Tarso de Castro e Millôr Fernandes.

De Londres, escrevia três crônicas por semana para a BBC Brasil. Lessa publicou três livros: "Garotos da fuzarca" (contos, 1986), "Ivan vê o mundo" (crônicas, 1999) e "O luar e a rainha" (crônicas, 2005).

Lessa foi o criador, junto com o cartunista Jaguar o ratinho Sig (de Sigmund Freud), baseada na anedota corrente da época na qual se dizia que se "Deus criou o Sexo, Freud criará a sacanagem".

O ratinho se tornou símbolo de "O Pasquim", aparecendo também nas capas da coleção "As anedotas do Pasquim", publicada nos anos 70.

Imprimir