Imprimir

Notícias / Cidades

Fumacê para combater dengue começa a percorrer 19 bairros hoje

Da Redação - Victor Cabral

Seis veículos com o sistema fumacê começam a percorrer 19 bairros a partir desta segunda-feira (11). A ação teria inicio semana passada, mas foi adiada por conta das chuvas e o tempo frio.

Em Cuiabá foram registradas 7.563 notificações de dengue entre janeiro e 26 de maio deste ano e quatro pessoas morreram nesse período. Os veículos para realizar o fumacê foram liberados pelo Ministério da Saúde.

O fumacê será aplicado nos 19 bairros das 18 às 22 horas (confira os bairros abaixo). O produto químico utilizado para matar o mosquito Aedes aegypti pode causar alergia nas pessoas, segundo a coordenadora do Centro de Zootecnia de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho.

Para atingir a maior quantidade de mosquito adulto, a recomendação da coordenadora é que a população deixe a porta das casas abertas durante a ação, mas é preciso cobrir os alimentos. “Serão cinco visitas em cada bairro, sempre no final da tarde”, ressaltou Alessandra.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Larmartine Godoy, frisou que o fumacê não resolve o problema de dengue, só minimiza. “Cabe às pessoas atentarem para a possível existência de focos do aedes aegypti nos seus domicílios. Se todos contribuírem fica mais fácil banir o mosquito transmissor no município", disse o Godoy.

Os bairros com mais notificações de dengue foram Pedra 90 (com 404 registros), Dom Aquino (167), Tijucal (160) e Pedregal (99). Os dados são referentes a janeiro a 26 de maio deste ano.

Bairros que vão receber o fumacê

Pedra 90 - Tijucal Bela Marina - Praerinho - São Mateus - Parque Cuiabá - Ataláia - Dom Aquino – Pedregal – Leixeira – Colorado - Despraiado - Ribeirão do Lipa - Jardim Vitória – Florianópolis - Jardim Novo Paraíso I e II.

Imprimir