Imprimir

Notícias / Educação

Projeto Vagão Ambiental da ALL se transforma em sala de aula em Alto Araguaia

Da Assessoria/ALL - MT

Um dia diferente para dezenas de alunos da rede pública de ensino do município de Alto Araguaia (420 km ao Sul de Cuiabá). Eles trocaram a tradicional sala de aula em suas unidades de ensino para ter uma aula sobre meio ambiente dentro de um vagão de trem. É assim que funciona o Projeto Vagão Ambiental desenvolvido pela América Latina Logística (ALL), por meio do Instituto ALL de Educação e Cultura. As atividades aconteceram no período de 01 a 06 de junho sob a coordenação do Comitê de Gente e Gestão do Terminal de Alto Araguaia e pela Unidade de Produção do Centro-Oeste (UP-CO).

O espaço é todo colorido com temáticas ambientais. O vagão tem cerca de 18 metros de comprimento e totalmente equipado com telas de projeção. É neste espaço que os estudantes aprenderam sobre a preservação do Planeta, os quatro elementos (terra, ar, água e fogo).

Em Alto Araguaia, o Vagão Ambiental atendeu cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A pequena Heloíza dos Santos Monteiro, de apenas seis anos, ouviu e assistiu a tudo atentamente. Ela estuda no primeiro ano na escola Maria Júlia de Almeida, a última unidade de ensino atendida na última quarta-feira (06.06) pelo projeto em Alto Araguaia. Também foram atendidos alunos das escolas Adalcy da Conceição Rodrigues e José Inácio Fraga, todas da rede municipal de ensino de Alto Araguaia. A maior surpresa foi a vinda de um grupo de 30 alunos e 10 professores do município de Araguaia, cerca de 150 km de Alto Araguaia.

Com o Projeto Vagão Ambiental, a ALL leva conscientização às crianças e adolescentes sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente. O vagão é parte do projeto de responsabilidade ambiental da companhia, que administra a malha ferroviária em Mato Grosso e desenvolve o Projeto de Expansão da Malha Norte que visa ampliar em 260 quilômetros a linha férrea no Estado. A proposta do projeto é falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica.

Cristiano Roberto Bezerra é um dos monitores do projeto. Em sua primeira visita ao Estado, ficou satisfeito com o envolvimento das crianças. “Foram dias bem produtivos. As crianças se interessam e se envolvem mesmo. Sem contar que Mato Grosso é um estado com muito verde e as crianças realmente tem uma consciência de que preservar é o melhor caminho”, avalia.

A professora Maria Lúcia, do primeiro ano da escola Maria Júlia de Almeida, elogiou o projeto. É a terceira vez que traz seus alunos para participar da explanação. A cada participação, uma nova experiência. “Eles [alunos] simplesmente adoram. Sempre que sabem que o vagão está em Alto Araguaia querem vir. É sempre muito contagiante e os alunos se envolvem com as temáticas”, destacou a professora.

A coordenadora do Comitê de Gente e Gestão em Alto Araguaia, Soelaine Gomes, que juntamente com Angélica Denise Heniz, responsável pela área de gente da UP-CO, cuidaram de todos os detalhes em Alto Araguaia. Ao final de cada apresentação, foi serviço lanche às crianças e professores.

“As crianças estavam muito motivadas e empolgadas com o projeto. Foi bem divertido. Os professores ficaram satisfeitos e gostaram muito da iniciativa da ALL”, disse Soelaine Gomes. A próxima atividade será o Vagão do Conhecimento programado para outubro.

Imprimir