Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma diz que reaparelhamento da Marinha é 'exigência estratégica'

G1

A presidente Dilma Rousseff participou nesta segunda-feira (11) de uma cerimônia em comemoração ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e afirmou que “os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma exigência estratégica”.

O discurso da presidente foi lido por um oficial da Marinha, como de costume em cerimônias militares. Na mensagem, Dilma defende o Programa de Desenvolvimento de Submarinos que, segundo disse, “resultará na construção do almejado submarino de propulsão nuclear”.

A cerimônia ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, e agraciou com a Medalha da Ordem do Mérito Naval cerca de 104 personalidades e instituições, segundo assessoria de imprensa da Marinha do Brasil. Entre os homenageados, estão diversos ministros, como Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), José Eduardo Cardozox (Justiça), Guido Mantega (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), além do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto e o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho.

Submarino
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos visa permitir ao Brasil fabricar e operar seus próprios submarinos, com utilização da tecnologia de propulsão nuclear. O projeto foi viabilizada por meio de um acordo com o governo da França, segundo assessoria da Marinha do Brasil.

"Os investimentos que vêm sendo efetuados em novos navios-patrulha propiciarão o aumento da presença do Estado nas águas jurisdicionais, onde se situa a maior parte de nossas reservas de petróleo e gás", afirmou Dilma.

A presidente também destacou a participação da Marinha no apoio às ações de segurança pública no Rio de Janeiro, em operações de defesa civil em diversos episódios de calamidade ambiental e no apoio à paz no Haiti e no Líbano. Em sua mensagem, Dilma também lembrou da assistência prestada às populações ribeirinhas do Norte e do Centro-Oeste do país, por meio dos navios-hospitais.
Imprimir