Imprimir

Notícias / Esportes

"Blitz" olímpica altera espetáculo de balé e causa polêmica

Terra

O espetáculo de balé "Faster, Higher, Stronger" ("Mais rápido, mais alto, mais forte", em inglês) é uma atração do "Inspire Mark", um programa cultural que trás atrações não lucrativas ligadas aos Jogos Olímpicos de Londres, mas acabou tendo seu nome censurado pelo Comitê Olímpico Internacional. Assim, a atração da companhia Birmingham Royal Ballet's (BRB), uma das mais prestigiadas no mundo, agora será chamada apenas de "Faster", segundo o jornal The Telegraph.

Não foi constatado nenhum grande motivo para que o COI exigisse a mudança de nome, e segundo o diretor da BRB, David Bintley, a organização de Londres 2012 está apenas preocupada com dinheiro na Olimpíada, e assim toma atitudes de proibir o uso de nomes que tenham referência aos Jogos em atrações que não sejam comerciais.

Ainda de acordo com Bintley isso é um absurdo e o trabalho feito pela sua companhia é extremamente sério e está associado aos " ideais olímpicos". Para ele, em um ano olímpico, a cultura deve ser inserida nesse meio dos Jogos e todos devem ficar envolvidos com o evento, mas a organização não está fazendo isso.

O diretor chegou a contestar com o "Inspire Mark" sobre a proibição do nome, mas não houve nenhuma solução.
Imprimir