Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeito vai receber prêmio "Mama África"

Da Assessoria/Secom Cuiabá

O fato de Cuiabá ter sido uma das primeiras cidades do País a inserirem no currículo escolar do município a história e cultura afro-brasileira, em 2007, através do Projeto Abraço, rendeu ao prefeito Wilson Santos o troféu “Mama África”, que faz parte da IV edição do Prêmio África Brasil/2009. O gestor cuiabano foi escolhido por unanimidade na categoria “Poder Público” e receberá o prêmio em Pinheiros-São Paulo. Também foi destaque para o prêmio a realização da 1ª Conferência Cuiabá Abraça a África, realizada em maio de 2008.

A solenidade de entrega do troféu será na próxima segunda-feira (25-05), às 22h, na Associação Brasileira de Classes Profissionais, com sede em São Paulo. O IV Prêmio África Brasil, promovido pelo Centro Cultural Africano, visa reconhecer projetos e ações que beneficiam a comunidade afro-brasileira nas áreas de educação, artes e cultura, esporte, meios de comunicação, artistas, terceiro setor, responsabilidade social nacional e internacional, pesquisadores, políticas publicas, poder publico, relações exteriores e religião.

Em Cuiabá, o Projeto Abraço foi implantado pelo prefeito Wilson Santos em 2007 e culminou na realização da 1ª conferência. A geografia e história do continente africano fazem parte do conteúdo curricular das escolas do município. O projeto tem o propósito de valorizar o direito e a diversidade étnico-racial, trabalhando isso de forma que os alunos tenham orgulho de suas raízes. Até agora, conforme o secretário de Educação de Cuiabá, Carlos Carlão do Nascimento, cerca de 280 professores foram capacitados para atuar na questão étnico-racial. Segundo ele, é determinação do prefeito Wilson Santos a capacitação dos profissionais da educação.

Com a execução do projeto, acrescenta o secretário, a administração cuiabana também cumpre os preceitos da lei 10639/03, que acrescenta ao artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a determinação de inserir no currículo escolar de instituições públicas e privadas a história e cultura afro-brasileira.
Imprimir