Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Grupo compra Saab e planeja lançamento de carro elétrico

Auto Esporte

A montadora sueca Saab, que anúnciou falência no início de 2011, foi adquirida pelo grupo de investidores chineses, japoneses e suecos National Electric Vehicle Sweden (Nevs). O Nevs anunciou a aquisição nesta quarta-feira (13) e não divulgou detalhes de valores. A empresa planeja lançar um veículo elétrico utilizando como base o modelo Saab 9-3. Além disso, prepara um modelo movido a eletricidade totalmente novo para 2014.
Saab 9-3 é um dos atuais destaques da marca (Foto: Divulgação)Saab 9-3 é um dos últimos lançamentos da marca (Foto: Divulgação)

O acordo de compra foi assinado entre a Nevs e os administradores da massa falida da Saab, que abrange os principais ativos da Saab Automobile AB, Saab Automobile AB Powertrain e Saab Automobile AB Tools - não incluindo a Saab Automobile Parts AB. A aquisição inclui as instalações em Trollhättan, na Suécia, que será exclusivamente dedicada ao desenvolvimento e produção de veículos elétricos.

"A China está investindo pesado no desenvolvimento do mercado veículos elétricos, que é um importante para a mudança tecnológica em curso para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis", disse Kai Johan Jiang, fundador e principal proprietário da National Modern Energy Holdings Ltd, a acionista da Nevs .

"Os chineses podem comprar carros cada vez mais, no entanto, a oferta global de petróleo não seria suficiente se todos comprarem veículos movidos a petróleo. Os clientes chineses exigem um veículo premium elétrico, que seremos capaz de oferecer ao adquirir a Saab Automobile", acrescentou Jiang.

Falência
A Saab, fabricante de carros marcantes desde 1947, foi declarada insolvente no final de 2011, com dívida de cerca de 13 bilhões de coroas suecas (1,8 bilhão de dólares). O colapso ocorreu menos de dois anos depois da General Motors tê-la vendido para o grupo holandês Spyker. Os administradores da montadora vinham procurando um comprador desde então.

O presidente-executivo e principal dono da Nevs é o chinês com cidadania sueca Kai Johan Jiang. Enquanto isso, o presidente do conselho da Nevs é Karl-Erling Trogen, um ex-diretor da divisão de caminhões e equipamentos de construção da Volvo.

64 anos de história
A marca existe há 64 anos e foi criada pela Saab AB, uma empresa aeroespacial e de defesa da Suécia fundada em 1937 — que, inclusive, disputa a concorrência para a produção de caças para o Brasil. De 1947 a 1990, a fabricante de aviões foi a "empresa-mãe" da fabricante de automóveis Saab Automobile.
Fabricante sueca teve falência declarada em dezembro de 2011 (Foto: Michael Kooren/Reuters)Fabricante sueca teve falência declarada em dezembro de 2011 (Foto: Michael Kooren/Reuters)

Entre 1969 e 1995, a companhia passou por uma fusão com a fabricante de veículos comerciais Scania, que ficou conhecida como Saab-Scania e incluía veículos militares. Em 1990, a Saab Automobile se tornou totalmente independente da fabricante de aviões Saab AB e, em 2000, a GM assumiu o controle da empresa.
Imprimir