Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma reúne governadores nesta sexta para discutir investimentos

G1

A presidente Dilma Rousseff convidou todos os 27 governadores para uma reunião nesta sexta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro, que está sendo organizado pelo Ministério da Fazenda, Dilma deverá discutir investimento nos estados, segundo assessoria da Presidência.

A maior parte dos governadores e vice-governadores dos 27 estados está presente na reunião, que começou com 30 minutos de atraso, às 10h. No lugar dos titulares, vieram os vices-governadores Guilherme Afif Domingos (São Paulo), Rômulo José de Gouveia (Paraíba), Antonio José de Moraes Souza Filho (Piauí) e Airton Gurgacz (Rondônia).

A reunião começou sem os governadores Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) e Omar Aziz (Amazonas). A presença de ambos, porém, ainda é esperada.

Arno Augustin, Secretário do Tesouro Nacional e Michel Temer, vice-presidente da República, também estão presentes.

Além do ministro da Fazenda, Guido Mantega, devem participar Ideli Salvatti (Relações Institucionais), José Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Dentre outros assuntos, a presidente deverá discutir liberação de crédito. Em entrevista ao Jornal das Dez, da Globo News, nesta quarta-feira (13), Mantega anunciou que o governo federal vai oferecer uma linha de crédito especial para financiamento de obras e projetos, a fim de aumentar o investimento dos estados.

O ministro afirmou esperar que os estados "participem mais do esforço de investimento governamental". "Eles terão uma linha de crédito de fácil acesso para financiar seus programas de investimento, metrô, mobilidade urbana, saneamento, aquilo que eles acharem prioritário para os estados", afirmou durante a entrevista.

Em outra entrevista, ao jornal "O Globo", Guido Mantega afirmou que o montante a ser liberado poderá chegar a R$ 10 bilhões.
saiba mais

Quem apostar na crise, 'vai perder de novo', afirma Dilma
Investimentos farão Brasil crescer, diz Dilma após PIB baixo
Brasil está '300% preparado' para crise internacional, diz Dilma

PIB de 0,2%
A oferta de crédito aos estados faz parte do esforço do governo em aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do país. No começo do mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a economia brasileira cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre (de janeiro a março) de 2012 em relação os três últimos meses de 2011.

Pouco dias após o anúncio do PIB, a presidente Dilma chegou a afirmar que o Brasil está preparando uma "política procíclica de investimento".

"O Brasil também está se preparando para ter, diante do acirramento das crises e de processos recessivos na economia internacional, uma política procíclica de investimento", disse Dilma em 4 de junho durante discurso no Palácio do Itamaraty, por ocasião da visita do rei da Espanha, Juan Carlos.

Sorte
Após a reunião com governadores, Dilma receberá atletas brasileiros que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, a serem realizados de 27 de julho a 12 de agosto na capital da Inglaterra. Eles vão tirar foto com a presidente, que deverá falar brevemente com os atletas para desejar sorte no torneio.
Imprimir