Imprimir

Notícias / Política MT

MT vai disputar R$ 20 bilhões do governo federal com outros Estados

De Brasília - Vinicius Tavares / Da Redação - Lucas Bólico

O governo federal criou uma nova linha de crédito no valor de R$ 20 bilhões para serem captados pelos 26 Estados e o Distrito Federal. O anúncio foi feito aos governadores nesta sexta-feira (15), no Palácio do Planalto, após mais de quatro horas de reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Batizado de Próinvest, o programa prevê a liberação de recursos voltados para investimento em infraestrutura. O objetivo do governo federal é estimular o crescimento econômico nos Estados como forma de o Brasil enfrentar a grave crise econômica mundial.

De acordo com o governador Silval Barbosa, o ministro da Fazenda não informou quais e quantos serão os recursos disponíveis para cada Estado, mas adiantou que um dos critérios a serem adotados pela equipe econômica federal é a capacidade de endividamento de cada Estado.

“É um bom anúncio porque vai permitir que os Estados possam ter mais recursos para investir em infraestrutura. Mato Grosso tem uma carência muito grande nesta área e queremos melhorar a capacidade de escoamento da produção agropecuária”, frisou o governador.

O programa também ampliou de três para 5% o comprometimento das receitas correntes liquidas dos Estados na contrapartida em investimentos classificados como PPPs (Parcerias Publico Privadas).

O secretário de Fazenda Edmilson Santos explica que os juros do Próinvest chegam a 7,1% ao ano, sendo 1,1% mais 6% da TJLT (Taxa de juros de longo prazo).

“A presidente demonstrou preocupação com a crise econômica mundial e o governo se comprometeu a aumentar o percentual do PIB brasileiro para fazer investimentos”, destacou. O prazo de carência do Próinveste é de 20 anos.



Atualizada

Imprimir