Imprimir

Notícias / Brasil

Campeão dos rodeios dá aula de montaria para crianças

Terra

Quando começou a montar em touros, na adolescência, Rinaldo Silva, o Formiguinha, aprendeu quase tudo sozinho. Nascido em Tupã, interior de São Paulo, o bicampeão brasileiro acumulou prêmios e conquistas ao longo da carreira (50 motos, nove carros populares e duas caminhonetes, como enumerou). Antes de se aposentar das arenas, no entanto, pensou: "O futebol tem escolinha para criança. Vou fazer uma para montaria".

Assim surgiu o Centro de Treinamento Formiguinha para Crianças, em 2010, uma das poucas escolas de montaria para crianças do país. Os treinos são realizados duas vezes por semana, todas as terças e quintas-feiras, em mini-touros (ainda impróprios para os rodeios profissionais), na propriedade de Silva. De acordo com ele, já são mais de 30 animais.

Atualmente, a escola conta com 13 alunos e cobra uma taxa de R$ 250 mensais para quem tem condições de pagar. "Quem não tem faz de graça", comenta. A mensalidade incluiu todos os acessórios e equipamentos de proteção, como capacete, espora, calça de couro, corda, colete, entre outros. Para se matricular precisa ter entre sete e 15 anos.

"É importante ter um treinador, pois ele incentiva, corrige e explica como fazer a montaria", conta. Segundo o campeão de Barretos (SP) de 1996, a escolinha já revelou nomes nos campeonatos mirins, como o próprio filho, Rafael, com 25 bicicletas conquistadas. Outro nome de destaque é Diogo Henrique.

Ainda em crescimento no Brasil, a categoria já faz sucesso nos Estados Unidos há tempos. Lá, o pensamento é "quanto mais cedo melhor". Inclusive, o mercado de vestuário, como calças, camisas, botas, luvas, coletes, esporas é bastante lucrativo.

Imprimir