Imprimir

Notícias / Política BR

Senado abre fórum de debates para discutir ética, moral e política

G1

Em meio às atividades da CPI do Cachoeira, o Senado inicia nesta quarta-feira (20) o Fórum Senado Brasil 2012, intitulado "O Brasil em tempos de mutações", que, entre outros temas, vai discutir ética, moral e política.

Professores brasileiros e europeus participarão do evento, que vai até 7 de agosto. Nesta semana, as atividades da CPI estão suspensas devido à participação dos parlamentares na conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, segundo o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo. Na semana que vem, serão retomados os depoimentos de convocados pela CPI.

Para o embaixador Jerônimo Moscardo, presidente da comissão do Senado que organiza o seminário, um dos objetivos do fórum é "jogar luzes" sobre o papel do Congresso nas investigações da CPI, criada para apurar o elo do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários.

"Não se trata de buscar lições, receitas terapêuticas. O desafio é iniciar a reflexão", disse.

Segundo ele, o Senado perdeu, ao longo dos anos, o papel de refletir sobre os acontecimentos políticos, e passou a desempenhar de forma "automática" as funções cotidianas do Legislativo.

O primeiro a falar no fórum é Francis Wolff, professor de filosofia da École Normal Supérieure de Paris. O tema da palestra será "O apolitismo, a maior ameaça à democracia".

Ao todo, serão 11 palestras de diferentes intelectuais (veja aqui a programação), entre os quais Franklin Leopoldo e Silva, professor de filosofia da Universidade de São Paulo ("Ética, Moral e Política"); Charles Girard, professor de filosofia da Universidade de Sorbonne ("Igualdade, Unanimidade e Legitimidade"); e Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia política da USP ("A palavra livre e infeliz").
Imprimir