Imprimir

Notícias / Rio+20

Governadores da Amazônia Legal fazem pacto pela sustentabilidade

Do Rio de Janeiro - Vinícius Tavares

Representantes dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira entregaram ao secretário executivo da ONU, Brince La Londe, o pacto dos Estados Amazônicos para o Desenvolvimento Sustentável. Os pontos do pacto foram discutidos e aprovados durante a última reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado neste ano em Manaus (AM).

O documento é a contribuição de nove grupos majoritários compostos por diferentes segmentos da sociedade nestes Estados para o esforço mundial pela sustentabilidade econômica, social e ambiental.

De acordo com a ONU, fazem parte deste grupo a iniciativa privada; as comunidades indígenas, os jovens e crianças; as mulheres; as organizações não-governamentais; os trabalhadores e os sindicatos; os agricultores; a comunidade científica e autoridades locais. No caso do Brasil, foram incluídas também as populações tradicionais.

A entrega do documento foi feita pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB). O vice-governador de Mato Grosso, Chico Daltro (PSD), também compôs a mesa de debatedores.

O secretário Estadual do Meio Ambiente, Vicente Falcão, destacou algumas contribuições de Mato Grosso na elaboração do documento.

"A regularização fundiária e a criação do CAR (Cadastro Rural) foram iniciativas pioneiras em Mato Grosso", frisou.

O presidente do Instituto Chico Mendes, o matogrossense Roberto Vizentin, também participou do evento. assim como o dpeutado federtal Nilson Leitão (PSDB-MT) e o procurador de justiça para a área ambiental, Luis Scalope.

A Amazônia Legal brasileira é composta por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.



Mais informações em instantes. Atualizada
Imprimir