Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Árvore de 'almas coloridas', Ipês roxos começam a florescer em Cuiabá

Da Redação - Priscilla Vilela

O prenúncio de tons românticos na paisagem da capital já começa a ser anunciada com a florada de algumas árvores de Ipês roxos. Em alguns pontos da capital, já pode ser notado mesmo que ao longe, entre árvores frutíferas, os tons mais alegres em meio à paisagem cinza do inverno.

A floração ocorre a partir do mês de junho, apesar de ainda se mostrar tímida, aos fundos de outras árvores, contudo, já em julho, toda a beleza é revelada e Cuiabá deixa de ser a cidade verde para se tornar a cidade lilás e dar um pouco mais de alma a cidade metropolitana, como já anunciaria o jornalista Paulo José Cunha.

“Os ipês são os únicos seres que tem almas coloridas”, testemunha com ar de quem reconhece no bambolear das flores caindo à vivacidade que somente a própria natureza pode dar aos seres humanos.

Tradicionalmente a flor do Ipê já serve de estampa para diversos namoros, brincadeiras de crianças em praças, e o descansar de casais, que ao final da tarde, no fim do expediente, se rendem a descansar nos quintais de suas casas ou em bancos da cidade o tapete roxo esparramado em flores.

Dá um trabalho danado na hora da limpeza para os garis e donas de casa, que se vêem obrigado a varrer as calçadas até duas vezes ao dia, tamanho o despencar das pétalas, contudo, vale à pena prestigiar o evento natural. Em Cuiabá, mesmo durante a pressa cotidiana é possível apreciar o Ipê, que está espalhado entre as principais avenidas.

E para quem ainda não conseguiu ver as flores vale à pena parar cinco minutos do dia, já que o espetáculo termina já em setembro. Além de tudo, há de se ressaltar também que como o período de floração dura apenas 15 dias em cada ponto, o tempo corre rápido para a ‘visitação de olhares’.
Imprimir