Imprimir

Notícias / Educação

Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia é cancelado

G1

O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi cancelado na manhã deste domingo (24). O comunicado foi feito pelo reitor Alfredo Júlio. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o motivo foi o vazamento de algumas questões da primeira e segunda etapas. Uma estudante que estava prestando Medicina foi detida e um funcionário da universidade, também suspeito de envolvimento no caso, ainda não foi encontrado.

O caso foi descoberto por meio de uma denúncia feita por um curso preparatório de vestibular ao Ministério Público (MP) no dia 6 de junho, logo após a primeira fase do vestibular, que foi realizada nos dias 3 e 4 do mesmo mês. Contudo, o Ministério Público optou por aguardar a segunda fase, onde de fato ocorreu a constatação da fraude. Diante disso, a Polícia Federal (PF) foi acionada e, neste sábado (23), cumpriu mandado de busca e apreensão na casa da candidata ao vestibular. Na residência dela foram encontradas diversas questões da segunda fase do processo seletivo. Se os suspeitos de envolvimento forem condenados, a punição para este tipo de crime é de um a quatro anos de reclusão.

Em nota enviada à imprensa, o reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto, e equipe disseram lamentar o ocorrido e que estão lamentar o ocorrido e que estão colaborando com a Polícia Federal de forma a preservar o nome e lisura das ações da UFU. E a Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS/UFU) informou que divulgará um novo edital. (Confira a íntegra da nota abaixo).

O estudante de 17 anos, Mateus Silvério, saiu de Uberaba para Uberlândia para fazer a prova da segunda fase neste fim de semana. Ele disse que está decepcionado com a notícia. “Estou prestando para Teatro e meu chefe libera para a gente fazer prova fora da cidade apenas uma vez no ano. Ou seja, só no ano que vem para eu tentar de novo. Até porque se resolverem fazer outra prova da segunda fase não terei liberação do trabalho. É decepcionante. A gente se empenha e por causa do erro de algumas pessoas a gente tem que pagar”, disse. Após a informação Matheus Silvério disse que vai para a porta da universidade com a família em busca de explicações.

Para a UFU este é um caso isolado. Em toda a história da universidade, nunca a instituição teve o vestibular cancelado. Segundo a universidade, para se realizar um processo seletivo, são gastos cerca de R$1 milhão.

A primeira etapa do vestibular 2012 foi realizada nos dias 3 e 4 de junho nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba, em Minas Gerais e em Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). Participaram desta etapa 17.548 candidatos para 1.523 vagas nos 43 cursos. Para a segunda etapa foram aprovados 4.524 candidatos, que fariam as provas em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.

Nota enviada pela UFU:

"A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informa que o Processo Seletivo
2012 está cancelado. O motivo é o vazamento de algumas questões da primeira e segunda etapas.

Por meio de uma denúncia feita ao Ministério Público(MP), a Polícia Federal (PF) foi acionada e com apoio técnico da UFU uma investigação confirmou a fraude. Trata-se de um caso isolado. As pessoas envolvidas estão sendo ouvidas pela PF. Por enquanto, para não prejudicar as apurações, os nomes não podem ser divulgados.

A Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS/UFU) divulgará nos próximos dias, um novo edital que garantirá a inscrição de todos que participariam desta etapa, sem ônus.

O reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto e sua equipe lamentam o ocorrido e estão colaborando com a Polícia Federal de forma a preservar o nome e lisura das ações da UFU."


Imprimir