Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia Civil une forças para implantação do projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas”

Da Assessoria - Secom MT

Delegados titulares e chefe de operações foram conclamados nesta sexta-feira (23.05) a se unirem aos preparativos do lançamento do projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas”, no dia 05 de junho, em Cuiabá. O programa é desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e faz parte do núcleo de prevenção da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). O projeto vai atuar em duas vertentes: prevenção e repressão. A idéia é sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico de drogas não é apenas dever da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão que deseja um mundo de paz.

O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, frisou a necessidade da polícia iniciar ações preventivas de combate ao tráfico de drogas. “Se a polícia estiver à frente de um projeto desse, a sociedade vai se sentir mais segura e resguardada”, destacou.

A delegada Elaine Fernandes, adjunta da DRE e idealizadora do projeto, iniciou a apresentação do projeto relatando uma das muitas histórias do tráfico de droga, que vitimiza pessoas todos os dias. Ele contou que durante uma busca e apresentação, encontrou uma casa camas de concretos. Ali morava um jovem viciado em drogas, que para comprar o produto havia vendido até a cama que dorme. São histórias assim, de famílias divididas pelas drogas e marcadas pelo envolvimento de filhos, netos e até pais, com o crime, que a polícia lida diariamente.

“A nossa intenção é mobilizar toda a sociedade. Ao invés de atacar o produto em si, vamos conscientizar o mercado consumidor para reduzir a demanda, agindo nas causas do problema”, destacou a delegada. “As drogas não podem se consideradas num contexto isolado. Temos que considerar a pessoa e seu contexto também” complementou Elaine Fernandes.

Com uma lógica diferente, focada na pessoa e não no produto, o projeto de “De Cara Limpa Contra as Drogas”, será implantado inicialmente na região Norte de Cuiabá, que compreende a área do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Planalto, que é composta por 72 bairros e 57 escolas, sendo 30 estaduais e 27 municipais. A região, em 2008, foi a mais crítica em números de homicídios dolosos (com intenção), com 99 ocorrências e a maioria relacionadas com as drogas.

Seu plano de atuação inclui ações preventivas nas escolas, universidades, igrejas, clubes sociais, associações de bairros, e principalmente, com famílias de crianças e adolescentes em áreas e situações de risco, para que elas não se envolvam com o uso e se tornem reféns do tráfico de drogas.

O envolvimento do público alvo se dará por meio de eventos, tais como: seminários, palestras, oficinas e gincanas, concursos de frases, campanhas publicitárias, teatro e paródias referentes ao tema, teatro de fantoche com estórias relacionadas a drogas. Atividades desportivas e culturais vão mostrar às crianças, jovens e adultos que para ter uma vida cercada de coisas boas, não há necessidades de usar drogas.

A promotora Elisamara Vodonos, coordenadora da Central de Inquérito da Capital, foi convidada para conhecer as linhas do projeto. Ela reforçou que a Polícia Civil está com a mesma visão do Ministério Público Estadual. “A prevenção é um trabalho necessário para a repressão a criminalidade. Prevenindo se diminui o furto, o roubo, homicídios e até a violência doméstica”, disse.

O programa pretende diagnosticar os fatores de riscos e desse diagnóstico promover e ampliar os fatores de proteção, oferecendo alternativas interessantes e saudáveis, propiciando aos jovens possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal. “Para isso, vamos trabalhar com educação e prevenção. Educar para não precisar prender e prender quem não quiser compreender”, finalizou a delegada Elaine Fernandes. Depol/Campo Novo do Parecis

Palestra contra as drogas

“De Cara Limpa Contra as Drogas” nasceu em Campo Novo do Parecis e agora foi ampliado para a Capital. A proposta prevê em dois anos a implantação em todo o Estado. O programa já fechou parcerias com órgãos do Governo do Estado, como a Secretarias de Comunicação, Educação, Esporte e Lazer, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, empresas privadas, Universidades públicas e particulares, associações de bairros, conselhos e lideranças comunitárias.

O lançamento acontecerá no dia 05 de junho, na Praça Cultural do CPA II, em Cuiabá.

Imprimir